Pular para o conteúdo principal

Quem é Ángela Álvarez, a cubana de 95 anos artista revelação do Grammy Latino 2022

Ángela Álvarez foi a sensação do Grammy Latino 2022.

Natural de Cuba, a cantora vive nos Estados Unidos desde 1959, mas gravou seu primeiro álbum de estúdio apenas em 2021. Disponível em plataformas de streaming, o disco que leva seu nome apresenta 15 composições próprias, escritas desde a adolescência e reprimidas pelo pai no passado.

Idealizada pelo produtor Carlos José Alvarez, a produção foi resultado do sentimento de urgência do rapaz de preservar o legado dela antes que fosse tarde demais.

De acordo com o site oficial de Angela, para que isso fosse possível, Carlos reuniu músicos internacionais vencedores do Grammy para gravar suas músicas e o mundo todo ouvir. Eles definem o trabalho como a trilha sonora de uma vida de muitas batalhas, como a perda do marido e de uma filha para o câncer ainda jovem.

cantora cubana de 95 anos ganhou na categoria revelação ao lado da mexicana Silvana Estrada, de 25 anos. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, em cerimônia em Las Vegas que contou com apresentação de Anitta, prêmios para vários artistas brasileiros, incluindo as cantoras Liniker e Ludmilla, e estrangeiros, como Rosalía e Jorge Drexler, além de homenagem a Gal Costa, que morreu no início do mês.

Nascida em Cuba, de onde saiu em 1959 para viver nos Estados Unidos, ela gravou seu primeiro álbum, que leva seu nome, apenas em 2021. Disponível em plataformas de streaming, o disco traz 15 composições próprias, canções de ninar, e realiza o sonho desta mulher que escreveu sua primeira música aos 14 anos, mas que precisou se dedicar a outros trabalhos. Para sobreviver, ela trabalhou na colheita de tomate e também na limpeza de escritórios em um banco.

Ángela é avó do compositor e produtor Carlos José Álvarez. Foi ele que a encorajou a se lançar, profissionalmente, na carreira de cantora. Suas músicas eram conhecidas apenas dentro da família - ela é mãe de quatro filhos, tem nove netos e 15 bisnetos.

No palco do Grammy Latino, ela disse que estava dedicando o prêmio "a Deus e à minha amada pátria, Cuba, que jamais poderei esquecer, e também a todos aqueles que ainda não realizaram o seu sonho."

"Mesmo que a vida seja difícil, sempre há uma saída e com fé e amor poderemos encontrá-la. Garanto que nunca é tarde", disse ainda Ángela Álvarez em seu discurso. Ela foi muito aplaudida.

Depois da premiação, ela concedeu uma entrevista coletiva e até cantou: "Pedacito de patria, pedacito de cielo, eres tú mi consuelo, a ti quiero volver y contemplar tus paisajes para extasiarme de nuevo". (ouça abaixo a gravação original)

"O que sinto é inexplicável", ela disse. "A música é a linguagem da alma. Podemos entender tantas coisas por meio da música", ela também disse.

 cantora nunca recebeu uma formação musical, e creditou a Deus a qualidade de sua voz.

Fontes: https://www.terra.com.br/nos/quem-e-angela-alvarez-a-cubana-de-95-anos-artista-revelacao-do-grammy-latino-2022,92baac4930aa21e8711034bb0eef8b17chokhql7.html. ;

https://br.vida-estilo.yahoo.com/angela-alvarez-foi-eleita-revelacao-do-grammy-latino-aos-95-anos-230857684.html e 

https://www.facebook.com/AngelaAlvarez1927/photos/a.248142135644889/1551111942014562A


 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Livro de hoje: A Velhice, Simone de Beauvoir

VELHICE, A (Simone de Beauvoir) Simone de Beauvoir procurou refletir sobre a exclusão dos idosos em sua sociedade, mas do ponto de vista de que sabia que iria se tornar um deles, como quem pensava o próprio destino. Para ela, um dos problemas da sociedade capitalista está no fato de que cada indivíduo percebe as outras pessoas como meio para a realização de suas necessidades: proteção, riqueza, prazer, dominação. Desta forma, nos relacionamos com outras pessoas priorizando nossos desejos, pouco compreendendo e valorizando suas necessidades. Esse processo aparece com nitidez em nossa relação com os idosos. Em seu livro, a pensadora demonstra que há uma duplicidade nas relações que os mais jovens têm com os idosos, uma vez que, na maioria das vezes, mesmo sendo respeitado por sua condição de pai ou de mãe, trata-se o idoso como uma espécie de ser inferior, tirando dele suas responsabilidades ou encarando-o como culpado por sobrecarga de compromissos que imputa a filhos ou netos....

O Dente-de-Leão e o Viva a Velhice

  A belíssima lenda do  dente-de leão e seus significados Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza. A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas   as fadas   tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, elas foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão. Comentário do Blog: A beleza  do dente-de-leão está na sua simplicidade. No convívio perene com a natureza, no quase mistério sutil e mágico da sua multiplicação. Por isso e por muito mais  é que elegi o dente-de-leão  como símbolo ou marca do Viva a Velhice. Imagem  Ervanária Palmeira   O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à bei...

Chapéu Violeta - Mário Quintana

Aos 3 anos: Ela olha pra si mesma e vê uma rainha. Aos 8 anos: Ela olha para si e vê Cinderela. Aos 15 anos: Ela olha e vê uma freira horrorosa. Aos 20 anos: Ela olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, decide sair mas, vai sofrendo. Aos 30 anos: Ela olha pra si mesma e vê muito gorda, muito magra, muito alta, muitobaixa, muito liso muito encaracolado, mas decide que agora não tem tempo pra consertar então vai sair assim mesmo. Aos 40 anos: Ela se olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, mas diz: pelo menos eu sou uma boa pessoa e sai mesmo assim. Aos 50 anos: Ela olha pra si mesma e se vê como é. Sai e vai pra onde ela bem entender. Aos 60 anos: Ela se olha e lembra de todas as pessoas que não podem mais se olhar no espelho. Sai de casa e conquista o mundo. Aos 70 anos: Ela olha para si e vê sabedoria, risos, habilidades, sai para o mundo e aproveita a vida. Aos 80 an...

Erótica é a alma em Viva a Velhice

Vamos juntos exercitar o envelhecimento. Retomando o Blog Viva a Velhice agora, com a mão na massa. Para um bom começo escolhi a nobreza de um texto de Adélia Prado. Outros textos serão buscados e aqui apresentados. Dos  escritores, poetas e cientistas compartilharei o conteúdo que, em acordo com meus valores, será um valioso contributo para o alcance do propósito deste blog que é o de bem Viver a Velhice. Começo com Adélia Prado com "Erótica é a Alma". "Todos vamos envelhecer... Querendo ou não, iremos todos envelhecer. As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar. A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos. A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos. O segredo não é reformar por fora. É, acima de tudo, renovar a mobília interior: tirar o pó, dar brilho, trocar o estofado, abrir as janelas, arejar o ambiente. Porque o tempo, invariavel...

Os dentes e o contato social

Antônio Salazar Fonseca é membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética Crédito: Juliana Causin/CBN. sábado, 19/09/2015, 09:30  'Ausência dos dentes leva à ruptura do contato social', afirma dentista. Antônio Salazar Fonseca explica que a prevenção é fundamental para manter a saúde da boca. Segundo ele, as próteses têm tempo de vida útil, portanto os usuários devem renová-las. http://cbn.globoradio.globo.com/programas/50-mais-cbn/2015/09/19/AUSENCIA-DOS-DENTES-LEVA-A-RUPTURA-DO-CONTATO-SOCIAL-AFIRMA-DENTISTA.htm "É importante que qualquer pessoa visite o dentista de seis em seis meses. Em caso de próteses, elas devem ser reavaliadas a cada dois anos, o que, geralmente, não acontece. Maioria da população não tem dentes naturais Com as próteses, o problema cresce ainda mais. A maioria das pessoas não tem o hábito de fazer a manutenção constante regularmente e, com o passar dos anos, elas vão ficando desadaptadas. "Muitos deixam até de usá-las e acabam ingerindo...