Pular para o conteúdo principal

A população mais velha aumenta

No mundo, população mais velha aumenta drasticamente



Fatores de risco - como o tabaco e o álcool, consumo insuficiente de frutas e vegetais, e baixos níveis de atividade física - contribuem direta ou indiretamente para a carga global de doenças.


É o que revela o Relatório Census Bureau (Um Mundo em Envelhecimento: 2015. O relatório examina as tendências demográficas, de saúde e socioeconômicos que acompanham o crescimento da população em envelhecimento, o que não significa necessariamente que elas estão vivendo vidas mais saudáveis. O aumento da população mais envelhecida apresenta muitas oportunidades e também vários desafios de saúde pública para as quais temos que nos preparar.





A população de pessoas mais velhas no mundo continua crescendo em um ritmo sem precedentes. Hoje, 8,5% das pessoas em todo o mundo (617 milhões) tem mais de 65 anos. De acordo com um novo relatório, chamado An Aging World: 2015 (Um mundo em envelhecimento: 2015). Esta porcentagem deverá aumentar para cerca de 17% da população do mundo em 2050 (1,6 bilhões).


"Um Mundo em Envelhecimento: 2015" foi comissionado pelo Instituto Nacional sobre Envelhecimento (NIA), parte dos Institutos Nacionais de Saúde, e produzido pelo U.S Census Bureau. O relatório examina as tendências demográficas, de saúde e socioeconômicos que acompanham o crescimento da população em envelhecimento.


"As pessoas mais velhas são uma proporção crescente de população do mundo", disse o diretor do Instituto Nacional sobre Envelhecimento (NIA), Richard J. Hodes. Ele acrescenta: "As pessoas estão vivendo mais, mas isso não significa necessariamente que elas estão vivendo vidas mais saudáveis. O aumento da nossa população mais envelhecida apresenta muitas oportunidades e também vários desafios de saúde pública para as quais temos que nos preparar. NIA tem parceria com o Census para fornecer os melhores dados possíveis para que possamos entender melhor o rumo e implicações do envelhecimento da população ".

O Relatório contém informações detalhadas sobre a expectativa de vida, equilíbrio de gênero, saúde, mortalidade, invalidez, sistemas de cuidados de saúde, participação na força de trabalho e aposentadoria, pensões e pobreza entre os idosos em todo o mundo.

"Estamos vendo o envelhecimento da população em todos os países e em todas as partes do mundo", disse John Haaga, diretor interino da Divisão de Pesquisa Comportamental e Social da NIA. "Muitos países na Europa e na Ásia estão em estágios mais avançados do processo, ou se movendo mais rapidamente, do que nós, nos Estados Unidos. Já que o envelhecimento da população afeta tantos aspectos da vida pública - necessidades agudas e de cuidados de saúde a longo prazo; pensões, trabalho e aposentadoria; transporte; habitação - há um grande potencial em aprender com a experiência uns dos outros ".


Destaques do relatório

  • A população de pessoas de mais de 65 anos da América está projetada para quase dobrar nas próximas três décadas, de 48 a 88 milhões até 2050.

  • Em 2050, a expectativa de vida global está prevista aumentar quase oito anos, passando de 68,6 anos em 2015 para 76,2 anos em 2050.

  • Espera-se que a população mundial dos idosos mais velhos - pessoas com 80 anos ou mais - mais do que triplique entre 2015 e 2050, crescendo de 126.500.000 até  446.600.000. A população dos mais velhos em alguns países asiáticos e latino-americanos está prevista para quadruplicar até 2050.

  • As doenças não transmissíveis são a principal preocupação de saúde entre a população idosa em todo o mundo. Em países de baixa renda, muitos na África, a população mais velha enfrenta uma carga considerável de doenças não transmissíveis e transmissíveis.

  • Fatores de risco - como o tabaco e o álcool, consumo insuficiente de frutas e vegetais, e baixos níveis de atividade física - contribuem direta ou indiretamente para a carga global de doenças. Mudanças nos fatores de risco foram observados, tais como um declínio no uso do tabaco em alguns países de alta renda, com a maioria dos fumantes em todo o mundo vivendo agora em países de baixa e média renda.


Saiba mais

O relatório foi preparado por Wan He e Daniel Goodkind, ambos do Centro de Programas Internacionais no Departamento de População do Census Bureau, e Paul Kowal, do Estudo da Organização Mundial da Saúde sobre Envelhecimento Global e Saúde do Adulto. Pesquisa e produção do relatório foram apoiadas no âmbito de um convênio interinstitucional com a Divisão de Pesquisa Comportamental e Social da NIA.


O Instituto Nacional sobre Envelhecimento orienta o esforço do governo federal conduzindo e apoiando pesquisas sobre envelhecimento, saúde e bem-estar dos idosos. O programa científico amplo do Instituto procura entender a natureza do envelhecimento e estender os anos saudáveis, ativos de vida. Para mais informações sobre a pesquisa, envelhecimento e saúde, visite o site Aqui www.nia.nih.gov


O National Institutes of Health (NIH), é uma agência de pesquisa médica do país, e inclui 27 institutos e centros e é um componente do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. NIH é a principal agência federal conduzindo e apoiando estudos médicos básicos, clínicos e translacionais, e investiga as causas, tratamentos e curas para doenças comuns e raras. Para obter mais informações sobre o NIH e seus programas, visite Aqui www.nih.gov

Em 18/04/16 Redação NIA. Tradução livre por Sofia Lucena. Disponível Aqui

Fonte: http://www.portaldoenvelhecimento.com/longevidade/item/4008-no-mundo-populacao-mais-velha-aumenta-drasticamente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dente-de-Leão e o Viva a Velhice

  A belíssima lenda do  dente-de leão e seus significados Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza. A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas   as fadas   tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, elas foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão. Comentário do Blog: A beleza  do dente-de-leão está na sua simplicidade. No convívio perene com a natureza, no quase mistério sutil e mágico da sua multiplicação. Por isso e por muito mais  é que elegi o dente-de-leão  como símbolo ou marca do Viva a Velhice. Imagem  Ervanária Palmeira   O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à beira de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e

‘Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras’ – Manoel de Barros

  Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar, Laurent Witz, ‘Cogs’ conta a história de um mundo construído em um sistema mecanizado que favorece apenas alguns. Segue dois personagens cujas vidas parecem predeterminadas por este sistema e as circunstâncias em que nasceram. O filme foi feito para o lançamento internacional da AIME, uma organização de caridade em missão para criar um mundo mais justo, criando igualdade no sistema educacional. O curta-animação ‘Cogs’ conta a história de dois meninos que se encontram, literalmente, em faixas separadas e pré-determinadas em suas vidas, e o drama depende do esforço para libertar-se dessas limitações impostas. “Andar sobre trilhos pode ser bom ou mau. Quando uma economia anda sobre trilhos parece que é bom. Quando os seres humanos andam sobre trilhos é mau sinal, é sinal de desumanização, de que a decisão transitou do homem para a engrenagem que construiu. Este cenário distópico assombra a literatura e o cinema ocidentais. Que fazer?  A resp

Boas notícias para pessoas sedentárias

Depois dos 50, também é possível entrar em forma. Um estudo garante que a atividade física, mesmo após meio século de idade, seja um bom investimento para a aposentadoria 31% da população que se declara abertamente sedentária (de acordo com o estudo The World Burden of Diseases, publicado na  revista The Lancet)  e que, em meados dos anos 50, não pratica  exercícios físicos,  terá interesse em saber que, segundo  novas pesquisas,  Ainda é hora de evitar a degeneração muscular e óssea que pode fazer de você um homem velho antes do tempo. O estudo, realizado em conjunto por 5 universidades, comparou a função muscular, a densidade mineral óssea (a quantidade de cálcio e outros minerais presentes em uma área do osso) e a composição corporal de idosos que praticaram esportes em todo o mundo. sua idade adulta com aqueles que começaram tarde, especificamente após 50 anos. O objetivo era determinar se o fato de ter começado a treinar tão tarde impede atingir o nível de desempenho atlético e as

Poesia

De Mario Quintana.... mulheres. Aos 3 anos: Ela olha pra si mesma e vê uma rainha. Aos 8 anos: Ela olha para si e vê Cinderela.   Aos 15 anos: Ela olha e vê uma freira horrorosa.   Aos 20 anos: Ela olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, decide sair mas, vai sofrendo.   Aos 30 anos: Ela olha pra si mesma e vê muito gorda, muito magra, muito alta, muitobaixa, muito liso muito encaracolado, mas decide que agora não tem tempo pra consertar então vai sair assim mesmo.   Aos 40 anos: Ela se olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, mas diz: pelo menos eu sou uma boa pessoa e sai mesmo assim.   Aos 50 anos: Ela olha pra si mesma e se vê como é. Sai e vai pra onde ela bem entender.   Aos 60 anos: Ela se olha e lembra de todas as pessoas que não podem mais se olhar no espelho. Sai de casa e conquista o mundo.   Aos 70 anos: Ela olha para si e vê sabedoria, ri

Saber ouvir 2 - Escutatória Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade: A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...   E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. N