Pular para o conteúdo principal

O Decálogo para superar os 90 em boa saúde


Segundo o presidente da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia, José Antonio López Trigo, para envelhecer ativamente, é aconselhável  controlar os fatores de risco das doenças (principalmente cardiovascular e câncer), manter a atividade física, manter a atividade mental, participar socialmente, cuidar e equilibrar a dieta e cuidar da nossa saúde emocional.
"Como pode ser visto, todos esses fatores estão intimamente relacionados entre si e, em muitos casos, são frutos um do outro. Portanto, poderíamos resumir na manutenção de hábitos saudáveis ​​de vida física, social e mental. "

Para promover um envelhecimento ativo e saudável, a Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia, apresenta o seguinte Decálogo para atingir os 90 em boa saúde.
  1. Encha a despensa de frutas: as frutas são os alimentos com maior quantidade de nutrientes e substâncias altamente benéficas para a nossa saúde. Não importa em que fase da vida uma pessoa está, o consumo frequente (5 por dia) de frutas é um dos melhores "medicamentos" para cuidar da nossa saúde e ter uma vida longa e saudável. Seus antioxidantes são capazes de proteger nossas células dos efeitos dos radicais livres, que danificam as células, aumentando o risco de sofrer doenças como doenças cardíacas ou câncer.
    Mas não é só comer frutas mais, tem que ser feito, como lembra o Dr. José Antonio López Trigo,"Dentro de uma dieta balanceada que se adapte às necessidades de cada momento da vida, complementando-a com outros alimentos altamente benéficos, como legumes, cereais e leguminosas, deixando peixe e carne para consumo menos frequente e até mesmo em proporção menor, gorduras ". O que chamamos de Dieta Mediterrânea, que tem sido tradicionalmente seguido no  ambiente, de nossas mães e avós.

  2. Caminhe 30 minutos por dia: todos nós podemos fazer exercícios físicos e nunca é tarde demais para começar. Mesmo pessoas com mobilidade muito limitada podem exercitar parte do corpo. Não é preciso muito para fazer algum tipo de atividade física, apenas alguma vontade. Nem é necessário realizar grandes feitos esportivos ou bater marcas. Vamos nos exercitar de acordo com nossa condição física e nossas possíveis limitações. Com algum tipo de exercício chamado aeróbica, por exemplo andar e um mínimo de exercícios de tonificação (resistência) e elasticidade serão suficientes. No caso de caminhada, pode ser o suficiente fazer isso em um total de duas horas por semana em mulheres ou duas horas e meia no homem."De qualquer forma, o interessante é que o exercício seja feito regularmente, não será um grande esforço. Fazê-lo um dia por semana e não voltar até vários dias depois não tem sentido", lembra López Trigo.

  3. Aproveite hoje e agora com otimismo: o ser humano tem presente, passado e futuro, no entanto, o único momento que nos pertence é agora. O momento presente é único, no entanto, em muitos casos, as pessoas que vivem amarradas a um passado (muito comum em pessoas mais velhas) que as deixam nostálgicas ou a um futuro que lhes dá medo do envelhecimento, ou mesmo frustrados por não ser quem teriam gostado de ser. Não viver o aqui e agora envolve um grande esgotamento psicológico e nos faz esquecer o que é realmente importante, que é viver e gozar hoje com pleno conhecimento de que esse momento nunca mais vai acontecer. O bem-estar emocional tem muito de como fomos e quais foram nossas experiências. Mas também sobre como enfrentamos a vida. Um estudo recente da Universidade de Londres nos mostra que pessoas que encaram a vida com otimismo e que tentam ser felizes todos os dias vivem, em média, cinco anos a mais do que as pessoas pessimistas. Além disso, esses anos vividos são com maior qualidade de vida. Para atingir o bem-estar emocional, muitas vezes é muito importante e decisivo socializar, manter-se ativo com amigos, conhecidos ou com pessoas com as quais compartilhamos interesses, iniciativas, hobbies ou prazeres.

  4. Inscreva-se para cursos: não importa qual é o assunto, um curso de leitura, a universidade para idosos, uma oficina de artesanato ... Nunca é tarde para aprender, diz o ditado. "Aprender coisas novas é o melhor estímulo para a nossa mente, o que mais estimula e é um elemento essencial para proteger nosso cérebro de doenças como a doença de Alzheimer"., explica o presidente da SEGG. Podemos sempre estar interessados ​​em novos conhecimentos, mesmo a partir de baixos níveis intelectuais. Algumas pessoas que não tiveram, infelizmente, a oportunidade de ir à escola na época, aprender a ler ou escrever, o fazem como adultos. Nós também podemos estimular nossa mente realizando exercícios de memória, lendo e comentando coisas, fazendo programas de estimulação específicos que incluem várias formas para estimular, treinando nosso cérebro dia a dia.

  5. Nunca tome o remédio que foi bom para o vizinho: Sabemos agora que muitos dos idosos têm tendência para automedicação. Quando os medicamentos sem controle são introduzidos, pode modificar o efeito que esperamos do tratamento que tinha sido seguido ou que as drogas escolhidas para tomar não são compatíveis com os que tinham prescrito os médicos e dessa forma são criados problemas graves de saúde, e pode até acontecer que os novos medicamentos façam mal para outra doença que a pessoa sofre e não foi levada em conta. Uma porcentagem muito alta dos idosos em emergências hospitalares em nosso país tem a ver com algum efeito adverso produzido pelos medicamentos que tomam por auto medicação.

  6. Não tenha medo de usar a bengala: hoje em dia muitos idosos acham difícil decidir usar a bengala; Esse elemento de apoio, que muito erroneamente tem conotações pejorativas, pode salvar nossas vidas em mais ocasiões do que pensamos. As quedas são um ponto importante que limita a qualidade de vida dos idosos e pode levar à morte da pessoa. Em nosso país, cerca de 1.500 pessoas com mais de 65 anos morreram em 2009 devido a uma queda, que representa 25% do total anual de mortes acidentais nessa faixa etária. A prevenção passa por dois pontos principais de atenção: a pessoa e o meio ambiente. Segundo o presidente do SEGG, o Dr. José Antonio López Trigo é indispensável"Analisar todos os fatores de risco de queda, que pode ter uma pessoa (problemas de equilíbrio, alterações ou limitações na forma como andam, medicamentos que podem comprometer a estabilidade da pessoa ou que podem causar tontura, precisa usar auxiliares técnicos, como bengalas ou "andadores", etc.), a fim reduzir o risco. Também para as pessoa que caem de vez em quando, podemos tomar essas medidas preventivas e tentar reabilitá-las para melhorar sua condição e aliviar o "medo de cair de novo" que, em muitos casos, as prende.

  7. Não gaste toda a sua vida com os mesmos óculos: com o passar do tempo e, como acontece com o resto do nosso corpo, nossos sentidos passam por modificações que podem alterar, de forma natural, minimamente sua função. Se essas alterações interferirem na vida ou na qualidade de vida da pessoa idosa, seremos confrontados com uma doença e não com uma mudança natural atribuível à idade. Portanto, devemos consultar nosso especialista para diagnosticar e melhorar os déficits que afetam tanto nossas vidas. A fim de manter adequadamente o nosso sensório, assim como o resto do organismo, devemos revisá-los periodicamente, para que possamos resolver os problemas o mais rápido possível, se houver. Assim, soluções ou propostas de soluções serão mais eficientes e menos complexas.

  8. Faça você mesmo: Os idosos não devem deixar que os outros façam o que podem fazer por si mesmos, desde que sua capacidade e saúde o permitam. Preservar nossa autonomia é essencial para alcançar o envelhecimento ativo. Sem dúvida, cuidando de nós mesmos de jovens e mantendo um envelhecimento ativo, nós os obteremos. Manter a autonomia é uma conquista consistente com o que fizemos para preservá-la. Lembre-se do ditado: "Envelhecemos  como foi vivemos". Mesmo que seja mais lento ou com relativa agilidade, os idosos devem continuar a fazer suas atividades ou parte delas, além de adquirir autonomia, isso lhes permitirá sentir-se útil. Para alcançar a autonomia, também é importante condicionar o ambiente da pessoa idosa para facilitar comportamentos independentes. Eliminar barreiras, obstáculos ambientais,

  9. Durma 7 horas por dia: o sono não é apenas para o nosso corpo descansar. Também é muito útil para o nosso cérebro modular algumas de suas funções, como gravar algumas coisas em nossa memória mais profunda, ou seja, consolidar as coisas que fizemos ou aprendemos durante o dia. Além disso, podemos dizer que existe uma relação entre dormir mal ou não dormir e desenvolver pensamentos negativos, criando uma influência direta entre repouso e saúde emocional. O sonho, portanto, protege nossa mente. Quando estamos mais velhos, pode ser necessário dormir cerca de sete horas por dia. Segundo o Dr. López Trigo,"Para avaliar os problemas do sono, temos que analisar várias áreas: a emocional (por exemplo, saber se a pessoa está sofrendo de ansiedade ou depressão), a esfera física (por exemplo, se a pessoa sofre de dor que interrompe seu descanso ou tem problemas urinários". que o forçam a levantar-se várias vezes durante a noite) e os arredores (para saber o nível de barulho durante a noite na casa, temperatura do quarto, conforto das roupas e a cama, etc.). Assim, conhecendo esses extremos, podemos estabelecer um plano para ter um melhor descanso ".

  10. Participe e se envolva: em quê? Tudo. Para participar, se envolver, manter hobbies e compartilhar, colaborar com os outros em todas as atividades nos sentimos como ... atividades recreativas (viagens, participar de coros ou teatro ...) atividades que envolvam compromisso ativo para os outros ( voluntariado, ensinando outros grupos ...). Em suma, nos sentimos participantes com e para os outros.
Imagem: Prefeitura de Bauru   Em 10/10/2014 Fonte: www.segg.es/institucional/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dente-de-Leão e o Viva a Velhice

  A belíssima lenda do  dente-de leão e seus significados Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza. A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas   as fadas   tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, elas foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão. Comentário do Blog: A beleza  do dente-de-leão está na sua simplicidade. No convívio perene com a natureza, no quase mistério sutil e mágico da sua multiplicação. Por isso e por muito mais  é que elegi o dente-de-leão  como símbolo ou marca do Viva a Velhice. Imagem  Ervanária Palmeira   O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à beira de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e

‘Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras’ – Manoel de Barros

  Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar, Laurent Witz, ‘Cogs’ conta a história de um mundo construído em um sistema mecanizado que favorece apenas alguns. Segue dois personagens cujas vidas parecem predeterminadas por este sistema e as circunstâncias em que nasceram. O filme foi feito para o lançamento internacional da AIME, uma organização de caridade em missão para criar um mundo mais justo, criando igualdade no sistema educacional. O curta-animação ‘Cogs’ conta a história de dois meninos que se encontram, literalmente, em faixas separadas e pré-determinadas em suas vidas, e o drama depende do esforço para libertar-se dessas limitações impostas. “Andar sobre trilhos pode ser bom ou mau. Quando uma economia anda sobre trilhos parece que é bom. Quando os seres humanos andam sobre trilhos é mau sinal, é sinal de desumanização, de que a decisão transitou do homem para a engrenagem que construiu. Este cenário distópico assombra a literatura e o cinema ocidentais. Que fazer?  A resp

Boas notícias para pessoas sedentárias

Depois dos 50, também é possível entrar em forma. Um estudo garante que a atividade física, mesmo após meio século de idade, seja um bom investimento para a aposentadoria 31% da população que se declara abertamente sedentária (de acordo com o estudo The World Burden of Diseases, publicado na  revista The Lancet)  e que, em meados dos anos 50, não pratica  exercícios físicos,  terá interesse em saber que, segundo  novas pesquisas,  Ainda é hora de evitar a degeneração muscular e óssea que pode fazer de você um homem velho antes do tempo. O estudo, realizado em conjunto por 5 universidades, comparou a função muscular, a densidade mineral óssea (a quantidade de cálcio e outros minerais presentes em uma área do osso) e a composição corporal de idosos que praticaram esportes em todo o mundo. sua idade adulta com aqueles que começaram tarde, especificamente após 50 anos. O objetivo era determinar se o fato de ter começado a treinar tão tarde impede atingir o nível de desempenho atlético e as

Saber ouvir 2 - Escutatória Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade: A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...   E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. N

A velhice em poesia

Duas formas de ver a velhice. Você está convidado a "poetizar" por aqui . Sobre o tema que lhe agradar. Construiremos a várias mãos "o domingo com poesia". A Velhice Pede Desculpas - Cecília Meireles, in Poemas 1958   Tão velho estou como árvore no inverno, vulcão sufocado, pássaro sonolento. Tão velho estou, de pálpebras baixas, acostumado apenas ao som das músicas, à forma das letras. Fere-me a luz das lâmpadas, o grito frenético dos provisórios dias do mundo: Mas há um sol eterno, eterno e brando e uma voz que não me canso, muito longe, de ouvir. Desculpai-me esta face, que se fez resignada: já não é a minha, mas a do tempo, com seus muitos episódios. Desculpai-me não ser bem eu: mas um fantasma de tudo. Recebereis em mim muitos mil anos, é certo, com suas sombras, porém, suas intermináveis sombras. Desculpai-me viver ainda: que os destroços, mesmo os da maior glória, são na verdade só destroços, destroços. A velhice   - Olavo Bilac Olha estas velhas árvores, ma