Pular para o conteúdo principal

“As pessoas precisam de amigos verdadeiros”

Lama Padma Samten sobre como andar em meio ao mundo


Nós temos dúvidas complicadas, então dúvidas complicadas produzem respostas complicadas. Mas se vocês olharem as respostas complicadas, elas convergem para onde? Elas convergem para a natureza livre da mente, que não tem nenhuma complicação. E nós podemos também acessar isso por meio da energia, que não é um processo discursivo ou cognitivo.”


Transcrição dos minutos finais do ensinamento de Lama Padma Samten no 8º dia do Retiro de Verão 2016, no CEBB Caminho do Meio (Viamão, RS)

“O mundo não é fixo, o mundo passa rápido, o tempo passa rápido. É uma coisa assustadora. As bolhas, as identidades, as visões de mundo vão todas mudando muito rápido. Mas nós acreditamos que as coisas são fixas. Nós nos definimos fixos. Nós dizemos “eu sou isso” e nós congelamos as nossas identidades.


Quando nós estamos buscando trazer benefícios aos seres, se não conseguimos mexer diretamente neles, não se preocupem: Maharaja mexe — mexe não só neles, mas no mundo inteiro, coloca tudo de ponta-cabeça. Pra nós, é crucial ter paciência, ou seja, nós rezamos metabhavana, olhamos de uma forma positiva. As pessoas precisam de amigos verdadeiros. Vocês não se preocupem. Por quê? Porque tudo se desorganiza mas nós seguimos como amigos verdadeiros. Mais dia, menos dia, nós podemos trazer mais benefícios, nos reencontrando em âmbitos melhores.


Então, só não causar mal é uma grande coisa. Criar um ambiente sutil positivo é uma grande coisa. Porque mais dia, menos dia, no movimento natural de todas coisas (que é muito rápido), as condições objetivas e grosseiras terminam favorecendo as ligações. Não estou dizendo isso apenas para inimigos, mas para pessoas que talvez tenham vivido próximas de nós e que aspiramos reencontrar e estar próximo.


Também é muito importante entender que como as pessoas se movem carmicamente, é quase impossível que elas sigam juntas — desde que o movimento seja cármico. Se vocês pegarem duas boias e botarem no mar, juntas (vocês podem até colá-las, colem pra ver), aquilo sobe, desce, sobe, desce e dali a pouco a cola desgruda: elas estão juntas, mas a onda passa primeiro em uma, depois em outra, e aí vem o vento e aquilo começa assim… Dali a pouco uma está em um oceano e a outra está em outro oceano! É assim. É muito comovente.


Mas esse é o aspecto grosseiro. No aspecto sutil, metabhavana alcança as pessoas. No aspecto secreto, nós não estamos nem separados. Nós temos a natureza primordial que nos une. Tem esse milagre, esse aspecto extraordinário, misterioso. Nós também não somos nem o bodisatva, nem o corpo, nem a identidade, nem as bolhas, nem as mandalas… Nós somos uma natureza misteriosa, inseparável.


Então a gente guarda esse aspecto secreto, utiliza da melhor forma o aspecto sutil e no aspecto sutil a gente segue junto — junto com os que já morreram, junto com os que estão longe, mas nós estamos juntos. E no aspecto grosseiro a gente vive da forma mais digna que for possível. Mas nós não temos propriamente um controle sobre o movimento das coisas grosseiras. O movimento que a gente pode ter, o controle que a gente pode ter é praticar compaixão, amor, alegria, equanimidade, generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria, a partir da energia autosurgida, natural.


Esse é o segredo dos bodisatvas. Eles manifestam bodicita. Mas eles não manifestam bodicita sustentados pelos resultados. Não, os resultados eles nem olham. Eles tem essa fonte de energia que às vezes é comparada com o sol, uma fonte generosa. Mas o sol não fica controlando o que as pessoas fazem com a luz. Cada planta faz alguma coisa e nós fazemos alguma coisa com as plantas. No fim, tudo isso se move a partir do sol. Então, do sol dos bodisatvas saem emanações positivas, constantemente. Essas emanações brotam da natureza primordial, o aspecto secreto. Se nós pudermos viver da forma mais direta, da forma mais próxima desse aspecto secreto, melhor. Dali nós geramos as qualidades positivas. Das qualidades positivas, nós emanamos nossas ações em meio ao mundo flutuante, com bolhas que se superpõem em muitas diferentes visões e se movem praticamente sem uma direção definida. Mas no aspecto sutil nós temos uma direção. E no aspecto secreto nós temos um refúgio, uma segurança. Isso é sabedoria discriminativa. Nós nos movimentamos no meio disso, guardando energia.


Se vocês quiserem escapar do raciocínio, escapem. Apenas mantenham a energia. Sustentem a energia desde uma base não condicionada. Irradiem isso de uma forma benigna em todas as direções. A vida de vocês está resolvida. Vocês não precisam nem raciocinar nada, nem saber coisa alguma. Vocês só irradiem essa energia nas várias direções. Vocês serão protegidos. Vocês serão super protegidos. Todas as pessoas vão proteger você desde que você tenha essa disposição ampla de trazer benefícios e manifestar isso. Se vocês ficarem sentados em algum lugar, simplesmente irradiando, vocês serão cuidados, as pessoas vão trocar a roupa de vocês, vão dar comida para vocês. As coisas vão andar, de qualquer jeito.


Como andar nesse mundo cheio de significados? Como ter um referencial dentro de um mundo onde as frustrações são inevitáveis, sem que a gente flutue dentro disso? Como fazer isso?


Nós estamos super protegidos, pessoal. Esse mundo é protegido. Os budas adotaram esse mundo. Se vocês simplesmente seguirem com compaixão, dá certo. Se vocês guardarem lucidez e se moverem com compaixão, vai funcionar.


[youtube]https://youtu.be/wFvYMXyyS3c[/youtube]


Se vocês não souberem dizer nenhuma palavra de prajna, de vacuidade, isso não é problema nenhum. Vocês só precisam manifestar a energia autônoma, livre, em benefício dos seres. Olhar com o olho compassivo. Assim está resolvido.


Essa complexidade toda (que estamos aqui elaborando e olhando) vem pelo fato de que nós temos uma conexão com coisas complicadas. Fazer o quê? Nós temos dúvidas complicadas, então dúvidas complicadas produzem respostas complicadas. Mas se vocês olharem as respostas complicadas, elas convergem para onde? Elas convergem para a natureza livre da mente, que não tem nenhuma complicação. E nós podemos também acessar isso por meio da energia, que não é um processo discursivo ou cognitivo.”


Imagem: http://www.santacatarina-sp.com.br/


Fonte: http://www.cebb.org.br/as-pessoas-precisam-de-amigos-verdadeiros/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dente-de-Leão e o Viva a Velhice

  A belíssima lenda do  dente-de leão e seus significados Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza. A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas   as fadas   tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, elas foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão. Comentário do Blog: A beleza  do dente-de-leão está na sua simplicidade. No convívio perene com a natureza, no quase mistério sutil e mágico da sua multiplicação. Por isso e por muito mais  é que elegi o dente-de-leão  como símbolo ou marca do Viva a Velhice. Imagem  Ervanária Palmeira   O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à beira de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e

‘Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras’ – Manoel de Barros

  Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar, Laurent Witz, ‘Cogs’ conta a história de um mundo construído em um sistema mecanizado que favorece apenas alguns. Segue dois personagens cujas vidas parecem predeterminadas por este sistema e as circunstâncias em que nasceram. O filme foi feito para o lançamento internacional da AIME, uma organização de caridade em missão para criar um mundo mais justo, criando igualdade no sistema educacional. O curta-animação ‘Cogs’ conta a história de dois meninos que se encontram, literalmente, em faixas separadas e pré-determinadas em suas vidas, e o drama depende do esforço para libertar-se dessas limitações impostas. “Andar sobre trilhos pode ser bom ou mau. Quando uma economia anda sobre trilhos parece que é bom. Quando os seres humanos andam sobre trilhos é mau sinal, é sinal de desumanização, de que a decisão transitou do homem para a engrenagem que construiu. Este cenário distópico assombra a literatura e o cinema ocidentais. Que fazer?  A resp

Boas notícias para pessoas sedentárias

Depois dos 50, também é possível entrar em forma. Um estudo garante que a atividade física, mesmo após meio século de idade, seja um bom investimento para a aposentadoria 31% da população que se declara abertamente sedentária (de acordo com o estudo The World Burden of Diseases, publicado na  revista The Lancet)  e que, em meados dos anos 50, não pratica  exercícios físicos,  terá interesse em saber que, segundo  novas pesquisas,  Ainda é hora de evitar a degeneração muscular e óssea que pode fazer de você um homem velho antes do tempo. O estudo, realizado em conjunto por 5 universidades, comparou a função muscular, a densidade mineral óssea (a quantidade de cálcio e outros minerais presentes em uma área do osso) e a composição corporal de idosos que praticaram esportes em todo o mundo. sua idade adulta com aqueles que começaram tarde, especificamente após 50 anos. O objetivo era determinar se o fato de ter começado a treinar tão tarde impede atingir o nível de desempenho atlético e as

Saber ouvir 2 - Escutatória Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade: A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...   E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. N

A velhice em poesia

Duas formas de ver a velhice. Você está convidado a "poetizar" por aqui . Sobre o tema que lhe agradar. Construiremos a várias mãos "o domingo com poesia". A Velhice Pede Desculpas - Cecília Meireles, in Poemas 1958   Tão velho estou como árvore no inverno, vulcão sufocado, pássaro sonolento. Tão velho estou, de pálpebras baixas, acostumado apenas ao som das músicas, à forma das letras. Fere-me a luz das lâmpadas, o grito frenético dos provisórios dias do mundo: Mas há um sol eterno, eterno e brando e uma voz que não me canso, muito longe, de ouvir. Desculpai-me esta face, que se fez resignada: já não é a minha, mas a do tempo, com seus muitos episódios. Desculpai-me não ser bem eu: mas um fantasma de tudo. Recebereis em mim muitos mil anos, é certo, com suas sombras, porém, suas intermináveis sombras. Desculpai-me viver ainda: que os destroços, mesmo os da maior glória, são na verdade só destroços, destroços. A velhice   - Olavo Bilac Olha estas velhas árvores, ma