Pular para o conteúdo principal

O direito a uma velhice digna

15 de junho - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Quando lutamos por “nenhuma a menos”, não consideramos que as mulheres mais velhas também fazem parte desse grupo. Assim como é difícil para nós reconhecer que os mais altos graus de violência aparecem na própria família, particularmente em situações de cuidado. Devemos construir em cada um de nós uma esperança e uma promessa de uma velhice digna. Ricardo Iacub (*)

Nem sempre é fácil saber o que significa abuso, maus-tratos ou violência, mas é absolutamente necessário compreendê-lo porque os efeitos que surgem geralmente são sérios tanto individual quanto socialmente. Hoje, é a velhice que exige pensar sobre como ela é tratada e como ela deve ser tratada. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, permitindo que nós, como sociedade, reconheçamos as dificuldades em lidar com esse estágio vital e estabeleçamos um sonho e uma promessa sobre como queremos que isso seja feito.

Estamos em um momento histórico singular e contraditório, onde existem posições muito positivas que estimulam o desenvolvimento e a plena inclusão dos idosos, juntamente com crenças e práticas sociais que são notoriamente prejudiciais a eles.

Portanto, tornar-se consciente é algo mais do que estabelecer um manual de procedimentos sobre boas ou más atitudes. Implica ser capaz de compreender como agimos e em que medida podemos incluir a velhice nos propósitos vitais, oferecendo tudo o que fortalece o lugar que damos ao tema, ao grupo social e à velhice que vive em cada um de nós.

O norueguês Johan Galtung diferenciava três formas de violência: cultural, estrutural e direta. Ele desenhou um triângulo, cuja base apareceu de maneira velada, e onde ele localizou os dois primeiros, e na sua ponta apareceu o terceiro, com formas mais óbvias de expressão.

Mas o que cada um deles significa? E como eles se manifestam sobre a velhice? - A violência cultural é o resultado de uma visão negativa da nossa sociedade baseada em considerações muitas vezes preconceituosas e estereotipadas que reduzem essa etapa da vida a um estágio desprovido de valores e significados, e apresentados como uma questão de deterioração biológica. Deste modo, a “velhice” expressa aquele conjunto de leituras que são realizadas numa sociedade, limitando expressões, sentimentos, atitudes e até direitos pelo simples fator de ser mais velho.

Muitas dessas crenças dão origem a práticas sociais que acontecem com os idosos e que, em outros grupos humanos, seriam escandalosas. Sabe-se que em muitos lares para idosos, muitos deles são enganados e institucionalizados, privando-os de sua liberdade de ir e vir, sem que as famílias nem as instituições tenham ordem judicial ou, pelo menos, uma emergência que justifique uma institucionalização involuntária com amparo judicial posterior, de acordo com a Lei Nacional de Saúde Mental.

Observar a lesão de um direito fundamental protegido pela Constituição Nacional que dá origem a um crime descrito como “privação ilegítima de liberdade”, indica um fato curioso e aberrante, já que não apenas a liberdade de um sujeito é limitada sem ter cometido um crime ou necessariamente apresentar algum tipo de incompetência para administrar sua autonomia, mas quem comete essas violações são muitas vezes parentes ou amigos próximos com cumplicidade de gestores de estabelecimentos, que muitas vezes ignoram a ilegalidade de suas ações.

Esses fatos ainda são visíveis para todos e são validados culturalmente na crença de que o idoso é visto como alguém incapaz, que deve ser protegido, violando assim sua autonomia.

A violência estrutural consiste em atacar os idosos através de sistemas institucionalizados de cujos benefícios dependem, parcial ou totalmente, para sustentar sua existência biológica, psíquica e social. É importante ter em mente que o idoso depende fortemente do Estado, seja para regular as pensões ou para os serviços de saúde. Assim, ante cada mudança das fórmulas de pagamento de aposentadoria seus salários diminuem; o atraso nos julgamentos de pensão; ou a perda de qualidade e quantidade de serviços sociais ou de saúde que são fornecidos, produzem momentos de forte violência, muitas vezes diante de alguém que nem sempre é claramente identificado e, se for feito, nem sempre é possível mudar a situação. A violência assume um significado particular, pois pode implicar não poder continuar com atividades, papéis e mesmo com a limitação de cuidados básicos, como a compra de um medicamento. O que torna o presente e o futuro incontroláveis ​​e onde, ao contrário de uma pessoa mais jovem, as possibilidades de encontrar novos recursos econômicos são notoriamente reduzidas.

Finalmente, a violência direta aparece de maneira mais clara, já que as manifestações são mais evidentes, sejam elas físicas, psicológicas, econômicas, sexuais, entre muitas outras, mais ou menos reconhecidas. É interessante notar que, quando lutamos por “nenhuma a menos”, não consideramos que as mulheres mais velhas também fazem parte desse grupo. Assim como é difícil para nós reconhecer que os mais altos graus de violência aparecem na própria família, particularmente em situações de cuidado.

Acho importante destacar que nos idosos com demências surgem formas de abuso particularmente marcadas como restrições físicas ou químicas e, em muitos casos, estes se encontram em situações desumanas, verdadeiramente degradantes para um ser humano. A importância deste dia é perceber as formas de violência que podem habitar-nos por in-consciência, uma vez que a naturalização de crenças e práticas sociais nos levam a nos acostumar com o tratamento abusivo e violento.

Hoje temos a Convenção Interamericana sobre a proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, que tem status constitucional em nosso país, e devemos usá-la como uma ferramenta poderosa para modificar essa realidade e construir em cada um de nós uma esperança e uma promessa de dignidade ao longo da vida.

 (*)Ricardo Iacub é Doutor em Psicologia (UBA), especialista na terceira idade. É colaborador do Portal do Envelhecimento. Matéria publicada no jornal El Clarín, no dia 14/6/2019. Tradução livre por Beltrina Côrte.

Nota da redação Portal - Os Estados Membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovaram em meados de junho de 2015 a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas. O Brasil foi o primeiro país a assinar o documento jurídico com a Argentina, o Chile, a Costa Rica e o Uruguai. No entanto, o Brasil ainda não ratificou, apesar da pressão de diversos movimentos sociais reivindicarem a ratificação. Apenas Uruguai, Costa Rica, Bolívia, Chile, Argentina e El Salvador já ratificaram.
Em 15/06/2019 Fonte: www.portaldoenvelhecimento.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dente-de-Leão e o Viva a Velhice

  A belíssima lenda do  dente-de leão e seus significados Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza. A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas   as fadas   tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, elas foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão. Comentário do Blog: A beleza  do dente-de-leão está na sua simplicidade. No convívio perene com a natureza, no quase mistério sutil e mágico da sua multiplicação. Por isso e por muito mais  é que elegi o dente-de-leão  como símbolo ou marca do Viva a Velhice. Imagem  Ervanária Palmeira   O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à beira de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e

‘Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras’ – Manoel de Barros

  Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar, Laurent Witz, ‘Cogs’ conta a história de um mundo construído em um sistema mecanizado que favorece apenas alguns. Segue dois personagens cujas vidas parecem predeterminadas por este sistema e as circunstâncias em que nasceram. O filme foi feito para o lançamento internacional da AIME, uma organização de caridade em missão para criar um mundo mais justo, criando igualdade no sistema educacional. O curta-animação ‘Cogs’ conta a história de dois meninos que se encontram, literalmente, em faixas separadas e pré-determinadas em suas vidas, e o drama depende do esforço para libertar-se dessas limitações impostas. “Andar sobre trilhos pode ser bom ou mau. Quando uma economia anda sobre trilhos parece que é bom. Quando os seres humanos andam sobre trilhos é mau sinal, é sinal de desumanização, de que a decisão transitou do homem para a engrenagem que construiu. Este cenário distópico assombra a literatura e o cinema ocidentais. Que fazer?  A resp

Boas notícias para pessoas sedentárias

Depois dos 50, também é possível entrar em forma. Um estudo garante que a atividade física, mesmo após meio século de idade, seja um bom investimento para a aposentadoria 31% da população que se declara abertamente sedentária (de acordo com o estudo The World Burden of Diseases, publicado na  revista The Lancet)  e que, em meados dos anos 50, não pratica  exercícios físicos,  terá interesse em saber que, segundo  novas pesquisas,  Ainda é hora de evitar a degeneração muscular e óssea que pode fazer de você um homem velho antes do tempo. O estudo, realizado em conjunto por 5 universidades, comparou a função muscular, a densidade mineral óssea (a quantidade de cálcio e outros minerais presentes em uma área do osso) e a composição corporal de idosos que praticaram esportes em todo o mundo. sua idade adulta com aqueles que começaram tarde, especificamente após 50 anos. O objetivo era determinar se o fato de ter começado a treinar tão tarde impede atingir o nível de desempenho atlético e as

Saber ouvir 2 - Escutatória Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade: A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...   E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. N

A velhice em poesia

Duas formas de ver a velhice. Você está convidado a "poetizar" por aqui . Sobre o tema que lhe agradar. Construiremos a várias mãos "o domingo com poesia". A Velhice Pede Desculpas - Cecília Meireles, in Poemas 1958   Tão velho estou como árvore no inverno, vulcão sufocado, pássaro sonolento. Tão velho estou, de pálpebras baixas, acostumado apenas ao som das músicas, à forma das letras. Fere-me a luz das lâmpadas, o grito frenético dos provisórios dias do mundo: Mas há um sol eterno, eterno e brando e uma voz que não me canso, muito longe, de ouvir. Desculpai-me esta face, que se fez resignada: já não é a minha, mas a do tempo, com seus muitos episódios. Desculpai-me não ser bem eu: mas um fantasma de tudo. Recebereis em mim muitos mil anos, é certo, com suas sombras, porém, suas intermináveis sombras. Desculpai-me viver ainda: que os destroços, mesmo os da maior glória, são na verdade só destroços, destroços. A velhice   - Olavo Bilac Olha estas velhas árvores, ma