Pular para o conteúdo principal

A mídia e a disseminação dos estereótipos negativos

Contribuição da mídia na disseminação dos estereótipos negativos

Nos dias de hoje, os meios de comunicação estão presentes em tempo integral em nossas vidas, ditando regras, incitando reflexões e impondo estereótipos.

Freud (1996, p. 25) já dizia, em 1930, que “os tabus inventados pela sociedade criam restrições que influenciam os homens a agirem e pensarem de determinado modo”. Logo, o tabu do idoso chato tende a direcionar os olhares para tal característica, gerando uma comunidade castradora, repulsiva e repleta de fantasias.

Nos dias de hoje, os meios de comunicação estão presentes em tempo integral em nossas vidas, ditando regras, incitando reflexões e impondo estereótipos. Estes últimos permeiam fortemente nossas relações, influenciando, assim, o pensar da sociedade.

97,2% da população brasileira possuem televisão, e 50% acesso à internet (IBGE, 2013), logo, a mídia está presente na vida de quase toda a população brasileira, principalmente os canais de televisão aberta, contribuindo com a propagação da cultura dos estereótipos negativos - conceitos pré-formados que contribuem para criar fantasias e condicionar comportamentos de repúdio ao outro, uma forma de incluir o igual e excluir o diferente que está estigmatizado e depreciado pela sociedade (BACCEGA, 1998).

Ainda, pelos dados do IBGE (2016), a população idosa no Brasil corresponde a 8,17% e crescerá em 5,27% até 2030, totalizando 13,44% de 223 milhões de brasileiros. Essa projeção é baseada nos avanços tecnológicos que proporcionam qualidade de vida e, consequentemente, uma longevidade cada vez maior.

Diante destas questões, surge a necessidade da psicologia social se juntar à gerontologia, investigando as relações do velho na sociedade e a respectiva contribuição da mídia na criação dos estereótipos negativos relacionados aos idosos brasileiros.

Estigmas - A nossa vida pode ser vista como um universo de relações sociais em diferentes grupos sociais, ou seja, relações de parentesco, trabalho, amor, profissionais e outros.

Consequentemente, os meios de comunicação fazem o intermédio dessas constelações relacionais a partir de relatos implícitos ou explícitos em diversos tipos de linguagem (visual, auditiva ou oral), e esses relatos sempre estão carregados de valores e estereótipos culturais (BACCEGA, 1998).

“Algumas pesquisas apontaram mudanças no tratamento dado à velhice a partir dos anos 70, na qual eram feitas representações totalmente negativas e desrespeitosas” (DEBERT, 2003).

O problema desses estudos se dá nesta acelerada progressão que acontece principalmente na América do Norte e Inglaterra. Assim, é perceptível que ainda sejam vistas representações carregadas com tons depreciativos no Brasil, como é o exemplo da propaganda “República” de uma certa marca de chocolate que aqui receberá o nome fictício de “S”.

Nela, uma atriz famosa (representando a idosa em questão) aparece reclamando muito e, ao mesmo tempo, atormentando dois jovens ... mas, depois de comer um “S”, sente-se melhor e torna-se um jovem mais calmo.

Fica claro o sentido negativo que a propaganda proporciona para o público, reafirmando o estereótipo do velho “reclamão”, chato.

Freud (1996, p. 25) já dizia, em 1930, que “os tabus inventados pela sociedade criam restrições que influenciam os homens a agirem e pensarem de determinado modo”. Logo, o tabu do idoso chato tende a direcionar os olhares para tal característica, gerando uma comunidade castradora, repulsiva e repleta de fantasias.

Vemos que a sociedade tende a ignorar as características boas, prestando atenção somente naquelas que alimentam suas preconcepções.

Baccega (1998) enfatiza que as “‘pré-idéias’ podem ser quebradas e reorganizadas a fim de estabelecer relações positivas entre os indivíduos de um grupo.  A possibilidade de substituição se dá a partir da experienciação positiva, na qual o sujeito se relaciona de forma real com o outro, além de suas fantasias e pré-conceitos formados e, prestando atenção nos comportamentos opostos à suas fantasias”.

A experienciação positiva pode ser proposta de diversas formas, entre elas: o contato pessoal, a criação de estereótipos positivos e disseminados pelos meios de comunicação, histórias em livros, informações passadas hereditariamente e outras. Portanto, temos possibilidades representadas por diversos caminhos que podem, com certeza, contribuir para uma integração mais ampla da sociedade, proporcionando, dessa forma, relações sociais saudáveis e ricas.

Podemos concluir que é necessário quebrar os estigmas propagados pela mídia e disseminados pela sociedade, buscando um entendimento maior da velhice, suas representações e particularidades, sejam elas boas ou más.

Vejamos o comercial:

Referências
BACCEGA, M.A. O estereótipo e as diversidades. ISSN: 0104-6829
DEBERT,G.G. O velho na propaganda. Cadernos Pagu, v.21, p.133-155, 2003.
FREUD. S. O mal estar na civilização. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. 21. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. (2013). Acesso à Internet  e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal. Disponível em:http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv93373.pdf. Acesso em: 08 maio, 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. (2016). Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em:  http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/. Acesso em: 08 maio, 2016.

Autores:
(*)Rodrigo Saraiva de Souza - aluno do curso de graduação de psicologia, da pontifícia universidade católica – pucsp, 5º semestre e  Ruth Gelehrter da Costa Lopes - supervisora atendimento psicoterapêutico à terceira fase da vida. profa. dra. do programa de estudos pós graduados em gerontologia e do curso de psicologia, fachs. e-mail: ruthgclopes@pucsp.br

Fonte:http://www.portaldoenvelhecimento.com/            Imagem Por Ana Sílvia Varella Bagattini




Comentários

  1. Orestes Batista Minigildo Filho20 de dezembro de 2016 às 08:08

    Exelente artigo ,parabens aos autores ,sou colaborador e divulgador de atividades relacionadas a pessoa idosa e envelhecimento saudavel compartilhando com inumeros grupos e paginas no Face book e tambem em palestras a grupos de T I etc Aceito receber informações referentes aos temas abordados por esse site.Sou da cidade de Rio Claro SP onde em nossaUNESP é desnvolvido um exelente trabalho com vistas ao Ahlzeimer e Parkson.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Orestes.
    Agradecida e honrada com a tua visita.
    Usarei teu e-mail para uma conversa e informações.
    Volte sempre. Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Dente-de-Leão e o Viva a Velhice

  A belíssima lenda do  dente-de leão e seus significados Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza. A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas   as fadas   tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, elas foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão. Comentário do Blog: A beleza  do dente-de-leão está na sua simplicidade. No convívio perene com a natureza, no quase mistério sutil e mágico da sua multiplicação. Por isso e por muito mais  é que elegi o dente-de-leão  como símbolo ou marca do Viva a Velhice. Imagem  Ervanária Palmeira   O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à beira de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e

‘Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras’ – Manoel de Barros

  Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar, Laurent Witz, ‘Cogs’ conta a história de um mundo construído em um sistema mecanizado que favorece apenas alguns. Segue dois personagens cujas vidas parecem predeterminadas por este sistema e as circunstâncias em que nasceram. O filme foi feito para o lançamento internacional da AIME, uma organização de caridade em missão para criar um mundo mais justo, criando igualdade no sistema educacional. O curta-animação ‘Cogs’ conta a história de dois meninos que se encontram, literalmente, em faixas separadas e pré-determinadas em suas vidas, e o drama depende do esforço para libertar-se dessas limitações impostas. “Andar sobre trilhos pode ser bom ou mau. Quando uma economia anda sobre trilhos parece que é bom. Quando os seres humanos andam sobre trilhos é mau sinal, é sinal de desumanização, de que a decisão transitou do homem para a engrenagem que construiu. Este cenário distópico assombra a literatura e o cinema ocidentais. Que fazer?  A resp

Boas notícias para pessoas sedentárias

Depois dos 50, também é possível entrar em forma. Um estudo garante que a atividade física, mesmo após meio século de idade, seja um bom investimento para a aposentadoria 31% da população que se declara abertamente sedentária (de acordo com o estudo The World Burden of Diseases, publicado na  revista The Lancet)  e que, em meados dos anos 50, não pratica  exercícios físicos,  terá interesse em saber que, segundo  novas pesquisas,  Ainda é hora de evitar a degeneração muscular e óssea que pode fazer de você um homem velho antes do tempo. O estudo, realizado em conjunto por 5 universidades, comparou a função muscular, a densidade mineral óssea (a quantidade de cálcio e outros minerais presentes em uma área do osso) e a composição corporal de idosos que praticaram esportes em todo o mundo. sua idade adulta com aqueles que começaram tarde, especificamente após 50 anos. O objetivo era determinar se o fato de ter começado a treinar tão tarde impede atingir o nível de desempenho atlético e as

Saber ouvir 2 - Escutatória Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade: A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...   E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. N

A velhice em poesia

Duas formas de ver a velhice. Você está convidado a "poetizar" por aqui . Sobre o tema que lhe agradar. Construiremos a várias mãos "o domingo com poesia". A Velhice Pede Desculpas - Cecília Meireles, in Poemas 1958   Tão velho estou como árvore no inverno, vulcão sufocado, pássaro sonolento. Tão velho estou, de pálpebras baixas, acostumado apenas ao som das músicas, à forma das letras. Fere-me a luz das lâmpadas, o grito frenético dos provisórios dias do mundo: Mas há um sol eterno, eterno e brando e uma voz que não me canso, muito longe, de ouvir. Desculpai-me esta face, que se fez resignada: já não é a minha, mas a do tempo, com seus muitos episódios. Desculpai-me não ser bem eu: mas um fantasma de tudo. Recebereis em mim muitos mil anos, é certo, com suas sombras, porém, suas intermináveis sombras. Desculpai-me viver ainda: que os destroços, mesmo os da maior glória, são na verdade só destroços, destroços. A velhice   - Olavo Bilac Olha estas velhas árvores, ma