Pular para o conteúdo principal

Sociedade diversificada = envelhecimento plural

Entrevista com a vice-presidente de gerontologia da SEGG/Epanha - Tradução livre 

Lourdes Bermejo: “Numa sociedade diversificada, o caminho do envelhecimento é plural”


Gerontóloga, pedagoga, vice-presidente da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia, educadora social ... As facetas de Lourdes Bermejo no mundo dos idosos e dependentes são tão amplas quanto os perfis apresentados a essas pessoas a quem ele dedicou sua vida. Conversamos com ela para nos contar mais sobre seu trabalho e um setor essencial para atender à humanidade aqueles que mais precisam de nós.

O que é o Bermejoi +? - É um grupo temporário de profissionais para desenvolver um projeto europeu para a criação de um material didático e audiovisual para disseminar como as pessoas com deficiência cognitiva podem ser tratadas nos estágios iniciais do que chamamos de Cuidado Centrado na Pessoa.

Como pedagogo, sabia que era necessário criar um material diferente para divulgar uma nova mensagem, intitulada: 'Tenho um plano, para viver bem com problemas de memória'. E para criá-lo, me envolvi com minha própria equipe. Existem vários produtos: três guias e roteiros imprimíveis e nove peças audiovisuais com uma mensagem, conteúdo e estética específicos para nos ajudar a mudar a aparência e sensibilizar a população em geral e os profissionais em sessões de treinamento. Todo o material é gratuito e está disponível na Internet.

Então você treina profissionais do setor. - Minha idéia é influenciar a sociedade para que os idosos tenham mais qualidade de vida, ou seja, mais e melhores oportunidades de envelhecimento ativo, satisfatório e feliz.

De quem isso depende? - Se os idosos morarem em instituições, serão os profissionais que a favorecerão ou não, por isso teremos que trabalhar com eles. Se você mora em sua casa, terá que fazê-lo com seus parentes, sua família e com a comunidade. E se pudermos influenciar os políticos, treinando aqueles que tomam decisões, desenvolvem regulamentos ou aqueles que os aplicam (como inspetores de serviço social), com quem estou trabalhando agora . Também trabalho com os idosos em programas de capacitação e participação da comunidade.

Você acha que os jovens sabem que os idosos se sentem sozinhos? - Há muitas pessoas mais velhas que não estão sozinhas. Embora a solidão indesejada seja um problema e afete um grupo de idosos, há muitos outros que não estão sozinhos ou porque o desejam. O problema é que as pessoas que estão sozinhas não querem ser, é um problema para a sociedade. Eu acredito que seria necessário investigar e trabalhar no ambiente familiar, favorecer a sensibilidade e a solidariedade no ambiente mais próximo, apoiar, colaborar e ajudar os familiares que estão em maior dificuldade; Eles nem sempre serão os mais velhos.

Além disso, o ambiente social deve ser tratado. Às vezes, há jovens que se voluntariam com pessoas que não conhecem e que não facilitaram o fato de estarem mais próximos de seus próprios parentes. Devemos construir uma sociedade na qual falamos mais sobre interdependência, da qual dependemos um do outro. Seria bom se conversássemos sobre ser mais solidário em todas as idades. Como pedagogo e gerontologista, um esforço deve ser feito para sensibilizar pessoas de todas as idades, também nas escolas. Existem ambientes de coexistência e relacionamento que tentam ser inclusivos e favoráveis, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Na sociedade em que estudamos, com mais e mais pessoas idosas, algumas com dificuldades de mobilidade e/ou com comprometimento cognitivo, precisamos de uma sociedade mais amigável, com cidadãos mais solidários e sensíveis.

Existe idade na Espanha? - Sim, sem dúvida. Existe envelhecimento, porque existe discriminação contra os idosos em muitas áreas: como consumidores, como usuários de serviços, como clientes em frente a um banco, vendedor, notário, médico ...
Quando a pessoa é bastante idosa e acompanhada por uma jovem, há uma tendência muito frequente de informar a jovem e concentrar tudo nela. Há pesquisas que mostram que a quantidade e a intensidade de certas informações de saúde fornecidas são simplificadas à medida que envelhecem. Há um ageismo implícito em pequenos gestos cotidianos.

É uma herança social? - Acredito que é uma discriminação cultural na qual um tipo de paternalismo se mistura com uma subvalorização do outro, porque há muitos anos. Sem dúvida, há pessoas mais velhas que podem ter alguma dificuldade, mas muitas das interações que fazemos com cidadãos mais velhos são com pessoas que não têm dificuldade e falam mais devagar ou simplificam o conteúdo. Existem muitos estudos sobre papéis e performances em várias profissões, é muito mais pesquisado, de fato, em outros países.

Trabalha com pessoas com diagnóstico precoce de demência. Como o atendimento a essas pessoas pode ser melhorado com os recursos atuais? - As pessoas que começam a ter falhas de memória e acabam sendo diagnosticadas com uma doença neurodegenerativa estão em uma situação de vulnerabilidade pessoal muito alta, com alto sofrimento. Enquanto algumas pessoas que recebem um diagnóstico como esse podem não ser entendidas pela própria deterioração, outras entendem e sofrem, porque elas têm o nível cultural para entender realmente o que estão enfrentando e o que vai acontecer. acontecer É essencial apoiar a pessoa ao mesmo tempo para acompanhá-la e que ela possa tomar as decisões que deseja com antecedência.
O programa que fiz, do qual falamos, é porque vivi essa situação muito perto; e há um estigma em relação a essas pessoas a tal ponto que muitas pessoas não compartilham o diagnóstico com amigos ou parentes porque sabem que vão parar de chamá-las de 'porque eu não sei como tratá-las'. Existem muitas possibilidades de que eles não saibam acompanhá-lo e até mesmo parem de ligar. Você tem que ensinar amigos, casais, filhos ou netos a acompanhar as pessoas.
Sempre pensei que há perguntas muito importantes e que geralmente não fazemos: o que você sabe sobre o que está acontecendo com você, o que gostaria de saber, como se sente, o que é importante para você agora, como posso ajudá-lo, o que não pode fazer exatamente o que deseja Eu te ajudo. E isso não é uma questão de recursos econômicos, é de conscientização e respeito pela pessoa. Falamos sobre um acompanhamento humano daqueles a quem temos proximidade, porque é provável que alguém nos toque. E amanhã podemos ser nós.

Como membro do SEGG, como você aborda esses caminhos de trabalho? O SEGG é uma sociedade muito interessante e muito complexa, porque aborda o envelhecimento de todos os pontos de vista: as ciências biológicas, da saúde e humanas e comportamentais. Existem todos os tipos de profissionais envolvido, com perfis diferentes além da biologia e da medicina. Trabalhamos no que significa envelhecer a partir de políticas individuais, familiares, comunitárias e gerontológicas.
Além disso, misturamos todos os profissionais (geriatria e gerontologia) porque uma demência, por exemplo, afetará todas as dimensões da pessoa e temos que nos apoiar e precisamos trabalhar juntos para encontrar respostas que ajudem a pessoa em sua globalidade
Minha responsabilidade dentro do SEGG é representar a Área de Ciências Humanas e Comportamentais, capturar de todas as disciplinas o que está sendo pesquisado, quais notícias, aprendizados e tendências existem nacional e internacionalmente, e como podemos obtê-lo para os parceiros para que eles possam aplicá-lo.
Trata-se de ser capaz de gerar e compartilhar conhecimento para tornar as políticas mais efetivas e eficientes, com uma comunidade e uma visão empoderadora das pessoas; que você vê os diferentes modos de envelhecer, porque em uma sociedade diversa, o modo de envelhecer é plural. Temos que responder a isso, e é preciso ser humilde para fazê-lo.

Existe alguma maneira 'boa' ou ideal de envelhecer? - A sua. A ideia é que você possa envelhecer como viveu, com seus hábitos, redes e valores. À medida que envelhece, você pode continuar seu projeto de vida. Que, se você se aposentar, encontre atividades e papéis que tenham significado para você. Você pode alterar o contexto ou o conteúdo, mas permaneça consistente consigo mesmo. Esse envelhecimento não muda a pessoa que você é, porque devemos poder permanecer a mesma pessoa, mesmo se envelhecermos.

Fonte: https://gestionydependencia.com  Em 19/11/2019   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dente-de-Leão e o Viva a Velhice

  A belíssima lenda do  dente-de leão e seus significados Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza. A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas   as fadas   tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, elas foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão. Comentário do Blog: A beleza  do dente-de-leão está na sua simplicidade. No convívio perene com a natureza, no quase mistério sutil e mágico da sua multiplicação. Por isso e por muito mais  é que elegi o dente-de-leão  como símbolo ou marca do Viva a Velhice. Imagem  Ervanária Palmeira   O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à beira de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e

‘Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras’ – Manoel de Barros

  Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar, Laurent Witz, ‘Cogs’ conta a história de um mundo construído em um sistema mecanizado que favorece apenas alguns. Segue dois personagens cujas vidas parecem predeterminadas por este sistema e as circunstâncias em que nasceram. O filme foi feito para o lançamento internacional da AIME, uma organização de caridade em missão para criar um mundo mais justo, criando igualdade no sistema educacional. O curta-animação ‘Cogs’ conta a história de dois meninos que se encontram, literalmente, em faixas separadas e pré-determinadas em suas vidas, e o drama depende do esforço para libertar-se dessas limitações impostas. “Andar sobre trilhos pode ser bom ou mau. Quando uma economia anda sobre trilhos parece que é bom. Quando os seres humanos andam sobre trilhos é mau sinal, é sinal de desumanização, de que a decisão transitou do homem para a engrenagem que construiu. Este cenário distópico assombra a literatura e o cinema ocidentais. Que fazer?  A resp

Boas notícias para pessoas sedentárias

Depois dos 50, também é possível entrar em forma. Um estudo garante que a atividade física, mesmo após meio século de idade, seja um bom investimento para a aposentadoria 31% da população que se declara abertamente sedentária (de acordo com o estudo The World Burden of Diseases, publicado na  revista The Lancet)  e que, em meados dos anos 50, não pratica  exercícios físicos,  terá interesse em saber que, segundo  novas pesquisas,  Ainda é hora de evitar a degeneração muscular e óssea que pode fazer de você um homem velho antes do tempo. O estudo, realizado em conjunto por 5 universidades, comparou a função muscular, a densidade mineral óssea (a quantidade de cálcio e outros minerais presentes em uma área do osso) e a composição corporal de idosos que praticaram esportes em todo o mundo. sua idade adulta com aqueles que começaram tarde, especificamente após 50 anos. O objetivo era determinar se o fato de ter começado a treinar tão tarde impede atingir o nível de desempenho atlético e as

Saber ouvir 2 - Escutatória Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade: A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...   E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. N

A velhice em poesia

Duas formas de ver a velhice. Você está convidado a "poetizar" por aqui . Sobre o tema que lhe agradar. Construiremos a várias mãos "o domingo com poesia". A Velhice Pede Desculpas - Cecília Meireles, in Poemas 1958   Tão velho estou como árvore no inverno, vulcão sufocado, pássaro sonolento. Tão velho estou, de pálpebras baixas, acostumado apenas ao som das músicas, à forma das letras. Fere-me a luz das lâmpadas, o grito frenético dos provisórios dias do mundo: Mas há um sol eterno, eterno e brando e uma voz que não me canso, muito longe, de ouvir. Desculpai-me esta face, que se fez resignada: já não é a minha, mas a do tempo, com seus muitos episódios. Desculpai-me não ser bem eu: mas um fantasma de tudo. Recebereis em mim muitos mil anos, é certo, com suas sombras, porém, suas intermináveis sombras. Desculpai-me viver ainda: que os destroços, mesmo os da maior glória, são na verdade só destroços, destroços. A velhice   - Olavo Bilac Olha estas velhas árvores, ma