Pular para o conteúdo principal

Uma semana atípica

A idade não deve limitá-los…

Na vida, às vezes você tem semanas no final das quais olha para trás e se sente como se estivesse testemunhando a história de outra pessoa - essa semana foi um pouco parecida comigo.

Foi uma semana muito movimentada, respondendo ao surto de coronavírus de uma perspectiva de assistência social. Parte disso me levou a participar de conversas nacionais com colegas das comunidades de cuidados agudos e paliativos em toda a Escócia. Devo admitir que achei algumas das conversas muito difíceis de pintar, pois mostravam a realidade crua de decisões clínicas impossivelmente difíceis que talvez precisem ser feitas nas próximas semanas e meses. Paralelamente, li artigos que descrevem os critérios que podem ter que ser utilizados em um contexto de recursos limitados.

Como muitos de vocês sabem, ao longo dos anos, escrevi e falei sobre direitos humanos, sobre idade e discriminação etária, e tentei desafiar as suposições casuais que servem para descartar e limitar a contribuição, o valor e o papel dos cidadãos mais velhos na sociedade moderna. Em tempos comuns, talvez seja fácil ganhar audiência para conversas como poucas que intelectualmente defendam uma posição que valoriza outra apenas pela idade cronológica. Mas não estamos vivendo em tempos comuns, então, neste artigo, quero refletir sobre quais são os riscos de discriminação e impacto sobre os direitos humanos dos idosos diante dessa pandemia.

Decisões difíceis
Uma coisa é um risco evidente e alguns sugeriram quase inevitável e é que, não importa quantos respiradores nós consigamos acessar, não importa quantas camas da UIT e camas para cuidados intensivos conseguimos colocar em comissão, não haverá recursos suficientes, incluindo os farmacológicos, para permitir que cada pessoa que reage severamente ao Covid-19 obtenha a resposta clínica ideal que eles podem esperar em tempos comuns.

Frases para descrever essa restrição de recursos, como 'desafio à capacidade', 'gerenciamento de pacientes' e 'priorização clínica', agora saem de contextos clínicos para a linguagem comum. O que se quer dizer com efeito é 'racionamento' e o estabelecimento de critérios para determinar quem recebe qual tratamento e apoio. Antes de prosseguir, quero afirmar que não conheço nenhum clínico, prestador de cuidados ou enfermeiro que não procure fazer o melhor possível por aqueles que cuidam. Não conheço nenhum político ou estrategista que hoje não esteja fazendo o possível para garantir a maximização dos recursos de que dispomos. Nossa equipe de assistência social e o NHS se dedicam ao alívio da dor e do sofrimento e sempre buscarão colocar a pessoa no centro de sua prática e atendimento.

Tendo dito que precisamos agora, acredito, como uma sociedade mais ampla, de estar mais ciente e concordar com os critérios para essa tomada de decisão, tanto para apoiar a equipe que toma essas decisões quanto para proteger a vida de alguns de nossos membros. cidadãos mais vulneráveis ​​e suas famílias.

Covid-19 e idosos
Qualquer um pode pegar o Covid-19, como testemunhamos nos últimos dias no Reino Unido, com tristes notícias de mortes em todo o espectro etário.

Mas o que também está claro é que o vírus não trata todos igualmente. Sabemos pelas cifras de mortalidade em todo o mundo que indivíduos mais velhos, pessoas com um sistema imunológico reprimido e múltiplas comorbidades são particularmente suscetíveis de serem afetadas cronicamente e talvez morrerem.

O impacto sobre os idosos não é surpreendente. À medida que você envelhece, seu sistema imunológico fica mais fraco, os pulmões ficam menos sensíveis e há uma maior probabilidade de você ter várias condições, como demência, doença cardíaca, câncer e outras condições que tornam a recuperação de qualquer doença mais lenta e difícil.

É por isso que na quarta-feira o diretor geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse:

“Precisamos trabalhar juntos para proteger os idosos do vírus. Eles são membros valiosos e valiosos de nossas famílias e comunidades. Os idosos carregam a sabedoria coletiva de nossas sociedades. Garanta que suas necessidades sejam atendidas por alimentos, combustível, medicamentos prescritos e interação humana. ”

Mas a idade não é um predador de fraqueza. Há muitos indivíduos na vida mais avançada que são fisicamente mais receptivos do que aqueles com metade da idade. Não é a idade em si que significa que é provável que alguém responda mal ao Covid-19, mas às condições subjacentes, comorbidades e fragilidade.

No entanto, em algumas partes do mundo, uma das questões preocupantes tem sido a extensão em que a idade foi automaticamente assumida como um indicador dispositivo ou exclusivo do risco de mortalidade por Covid-19. Esses modelos ignoram as outras realidades que incluem que o sexo e as condições pré-existentes são fatores-chave que se correlacionam com a probabilidade de morte do Covid-19. No entanto, não estamos dizendo que o tratamento deve ser dado apenas às mulheres.

Essa suposição equivocada em torno da idade é clinicamente errada, eticamente perigosa e potencialmente letal.

Como você prioriza?
Claramente, não somos o primeiro país a enfrentar essas decisões em torno da priorização de recursos. A Itália e a Espanha estão à nossa frente na pandemia e testemunhamos toda uma gama de respostas à necessidade de priorizar recursos.

Diante do risco de recursos limitados em uma emergência pandêmica, precisamos estabelecer desde o início e antes que essas realidades surjam critérios muito claros sobre os quais os médicos podem fazer julgamentos, muitas vezes em circunstâncias pressurizadas e freqüentemente apenas com histórias clínicas parciais sobre pacientes e indivíduos . Temos que priorizar. Esse processo de 'triagem' é bem conhecido. Permite que aqueles com maior necessidade clínica tenham aqueles atendidos como prioridade. Qualquer pessoa que tenha estado em um Departamento de Acidentes e Emergências saberá muito bem disso.

O que importa é a base na qual você estabelece o sistema de triagem ou alocação de recursos ou racionamento. De uma perspectiva ética e de direitos humanos, esses critérios devem ser o mais neutros e universalmente aceitos possível. Eles não podem se basear em características discriminatórias ou presunções. Na pandemia atual, eu argumentaria que, certamente, devem ser apenas fatores clínicos que são usados ​​para determinar quem tem a maior necessidade e quem provavelmente terá o melhor resultado clínico. A idade inegavelmente influencia esse processo, mas nunca pode ser o único critério ou mesmo um critério abrangente. Pode ser o mais fácil de utilizar, porque podemos determinar a idade muito rapidamente em comparação com outros influenciadores, como o benefício clínico do tratamento, a fragilidade da pessoa e a extensão em que ela tem comorbidades.

Basear qualquer princípio de tratamento em um modelo ético que considere a idade cronológica como o indicador significativo "chave" é simplesmente envolver-se na discriminação mais obscena e desvalorizar efetivamente qualquer vida humana além de uma certa idade.

Direitos humanos
Os horrores e a barbárie do regime nazista resultaram na desolação da Europa na década de 1940 e na morte de milhões. Desse terreno agonizado, cresceu o conjunto internacional de direitos, que são o barômetro pelo qual passamos a determinar o que realmente significa ser humano. Esses direitos humanos são um baluarte não apenas contra o extremismo, mas são o porta-estandarte da ação e um guia de resposta, especialmente em tempos de desafios e emergências. Qualquer estrutura ética ou clínica deve ser capaz de resistir ao rigor de uma análise de direitos humanos. Não estou absolutamente convencido de que qualquer estrutura que avance na idade como critério significativo possa ser defendida em termos de direitos humanos, legal ou moralmente. Como isso pode ser defensável contra a articulação do direito à vida ou da proibição de não se envolver em tratamentos desumanos ou degradantes? Como pode haver evidência de que um Estado e um governo cumprem seu dever de fazer todas as coisas de maneira compatível com a Declaração dos Direitos Humanos da ONU?

Nós podemos fazer melhor ...
Flexibilidade e compromisso, capacidade de resposta e velocidade serão, sem surpresa, as palavras de ordem dos próximos dias e semanas, mas dignidade, humanidade, igualdade e direitos humanos também devem ser a língua por trás de nossas escolhas éticas. Uma visão nitidamente utilitária do mundo ignora os avanços em nossa compreensão da medicina geriátrica e minimiza a capacidade e a contribuição de milhões de nossos concidadãos.

Como já comentei antes, a maneira como reagimos ao coronavírus determinará a sociedade que seremos nos próximos anos. Seremos alguém que valoriza tudo, independentemente da idade? Tomaremos decisões realmente difíceis com base no prognóstico clínico individual ou tomaremos o caminho ilusório mais fácil, mas excepcionalmente perigoso, de determinar que a idade é o determinante principal ou significativo quando tivermos que optar por não tratar?

Os idosos vulneráveis ​​ao Covid-19 na Escócia e no Reino Unido hoje são avós e pais. São trabalhadores, cuidadores e voluntários. Eles não são descartáveis. Eles são os melhores de nós e temos o dever de ser o melhor para eles.

Por: Dr. Donald Macaskill   CEO, Scottish Care. Tradução livre.
Fonte:  https://scottishcare.org/ceo-statement-on-coronavirus-age-shall-not-limit-them/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dente-de-Leão e o Viva a Velhice

  A belíssima lenda do  dente-de leão e seus significados Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza. A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas   as fadas   tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, elas foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão. Comentário do Blog: A beleza  do dente-de-leão está na sua simplicidade. No convívio perene com a natureza, no quase mistério sutil e mágico da sua multiplicação. Por isso e por muito mais  é que elegi o dente-de-leão  como símbolo ou marca do Viva a Velhice. Imagem  Ervanária Palmeira   O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à beira de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e

‘Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras’ – Manoel de Barros

  Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar, Laurent Witz, ‘Cogs’ conta a história de um mundo construído em um sistema mecanizado que favorece apenas alguns. Segue dois personagens cujas vidas parecem predeterminadas por este sistema e as circunstâncias em que nasceram. O filme foi feito para o lançamento internacional da AIME, uma organização de caridade em missão para criar um mundo mais justo, criando igualdade no sistema educacional. O curta-animação ‘Cogs’ conta a história de dois meninos que se encontram, literalmente, em faixas separadas e pré-determinadas em suas vidas, e o drama depende do esforço para libertar-se dessas limitações impostas. “Andar sobre trilhos pode ser bom ou mau. Quando uma economia anda sobre trilhos parece que é bom. Quando os seres humanos andam sobre trilhos é mau sinal, é sinal de desumanização, de que a decisão transitou do homem para a engrenagem que construiu. Este cenário distópico assombra a literatura e o cinema ocidentais. Que fazer?  A resp

Boas notícias para pessoas sedentárias

Depois dos 50, também é possível entrar em forma. Um estudo garante que a atividade física, mesmo após meio século de idade, seja um bom investimento para a aposentadoria 31% da população que se declara abertamente sedentária (de acordo com o estudo The World Burden of Diseases, publicado na  revista The Lancet)  e que, em meados dos anos 50, não pratica  exercícios físicos,  terá interesse em saber que, segundo  novas pesquisas,  Ainda é hora de evitar a degeneração muscular e óssea que pode fazer de você um homem velho antes do tempo. O estudo, realizado em conjunto por 5 universidades, comparou a função muscular, a densidade mineral óssea (a quantidade de cálcio e outros minerais presentes em uma área do osso) e a composição corporal de idosos que praticaram esportes em todo o mundo. sua idade adulta com aqueles que começaram tarde, especificamente após 50 anos. O objetivo era determinar se o fato de ter começado a treinar tão tarde impede atingir o nível de desempenho atlético e as

Saber ouvir 2 - Escutatória Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade: A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...   E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. N

A velhice em poesia

Duas formas de ver a velhice. Você está convidado a "poetizar" por aqui . Sobre o tema que lhe agradar. Construiremos a várias mãos "o domingo com poesia". A Velhice Pede Desculpas - Cecília Meireles, in Poemas 1958   Tão velho estou como árvore no inverno, vulcão sufocado, pássaro sonolento. Tão velho estou, de pálpebras baixas, acostumado apenas ao som das músicas, à forma das letras. Fere-me a luz das lâmpadas, o grito frenético dos provisórios dias do mundo: Mas há um sol eterno, eterno e brando e uma voz que não me canso, muito longe, de ouvir. Desculpai-me esta face, que se fez resignada: já não é a minha, mas a do tempo, com seus muitos episódios. Desculpai-me não ser bem eu: mas um fantasma de tudo. Recebereis em mim muitos mil anos, é certo, com suas sombras, porém, suas intermináveis sombras. Desculpai-me viver ainda: que os destroços, mesmo os da maior glória, são na verdade só destroços, destroços. A velhice   - Olavo Bilac Olha estas velhas árvores, ma