Pular para o conteúdo principal

Boas notícias para pessoas sedentárias

Depois dos 50, também é possível entrar em forma. Um estudo garante que a atividade física, mesmo após meio século de idade, seja um bom investimento para a aposentadoria

31% da população que se declara abertamente sedentária (de acordo com o estudo The World Burden of Diseases, publicado na revista The Lancet) e que, em meados dos anos 50, não pratica exercícios físicos, terá interesse em saber que, segundo novas pesquisas, Ainda é hora de evitar a degeneração muscular e óssea que pode fazer de você um homem velho antes do tempo. O estudo, realizado em conjunto por 5 universidades, comparou a função muscular, a densidade mineral óssea (a quantidade de cálcio e outros minerais presentes em uma área do osso) e a composição corporal de idosos que praticaram esportes em todo o mundo. sua idade adulta com aqueles que começaram tarde, especificamente após 50 anos. O objetivo era determinar se o fato de ter começado a treinar tão tarde impede atingir o nível de desempenho atlético e as características osteomusculares daqueles que treinaram a vida toda.

Para fazer isso, os pesquisadores avaliaram dois grupos de pessoas entre 70 e 80 anos. Por um lado, havia aqueles que se moviam ao longo da vida adulta, alguns até competindo e, por outro, aqueles que tinham passado dos 50 anos. Todos foram submetidos a treinamento com pesos.e foram acompanhados antes e após a atividade, avaliando a intensidade do treinamento, desempenho de acordo com a idade e características musculoesqueléticas. Os resultados mostraram que não houve diferenças entre os grupos em termos de intensidade de treinamento ou desempenho de acordo com a idade, apesar da diferença de 30 anos no histórico de treinamento. Os pesquisadores, que inicialmente tentaram mostrar como as pessoas que se exercitaram ao longo da vida têm maior capacidade de desenvolver músculos na idade adulta, descobriram que ambos os grupos tinham a mesma capacidade de construir músculos em resposta ao esporte.

Obviamente, o trabalho também mostrou que os veteranos em treinamento tinham menos gordura corporal e maior massa magra nas pernas do que aqueles que tinham sido mais sedentários. No entanto, a composição corporal e o desempenho foram muito semelhantes nos dois grupos e a densidade mineral óssea do quadril também foi a mesma. Deve-se dizer que existem casos muito raros de aumento da massa óssea relacionados ao exercício físico superior a 50 e que, ao falar sobre a capacidade de desenvolver músculos em idades avançadas, como neste estudo, os especialistas se referem a uma menor perda de massa isto é, está mais relacionado ao efeito de poupança do que ao lucro. O suficiente para prevenir doenças graves.

"Quando chegamos aos quarenta, começamos a perda de massa óssea, um processo que nas mulheres é mais acelerado por causa da menopausa. À medida que sopramos velas, a partir dessa idade, os ossos perdem flexibilidade, resistência e capacidade de modelagem, e osteoporose aparece . Uma doença que antes de qualquer contusões, as chances de fratura aumentam com músculo algo muito semelhante acontece. Se não é nenhum estímulo exercício no idoso pode ocorrer sarcopenia, isto é, perda degenerativa de massa muscular, que causa uma fraqueza que pode afetar a pessoa na forma de perda de força, equilíbrio e quedas ", explica David Curto, médico de família e chefe de gerenciamento de saúde da Sanitas Mayores.

Idealmente, comece antes dos 30

O que tudo isso significa? "Bem, começar na prática de atividade física não tem idade e que a recomendação de permanecer ativo inclui todos eles, sempre se adaptando às necessidades de cada grupo populacional e levando em consideração, se existirem, contra-indicações médicas. É verdade que o ideal para ver a recompensa na idade adulta é adquirir esses hábitos saudáveis ​​em tenra idade, mas também a recomendação de permanecer ativo também se estende a pessoas a partir dos 55 anos ", explica Eva Ferrer, médica da unidade de Medicina esportiva no Hospital Sant Joan de Déu em Barcelona.

Começar a se exercitar em tenra idade (antes dos 30) tem suas vantagens porque "permite que o corpo se adapte progressivamente. Isso implica que há uma melhor tolerância ao exercício, principalmente em altas intensidades. Mas isso não significa que um começo o exercício tardio ou a atividade física é prejudicial ou nada bom.É verdade que a partir dessa idade você deve ser cauteloso e encará-la como uma corrida de fundo, mas em nenhum caso é ruim se exercitar (a prova disso é que, em pacientes com doenças cardiovasculares agudas, como infartos do miocárdio, o exercício é recomendado como parte da reabilitação cardíaca) ", afirma David Curto.

Não é que você precise relaxar e continuar fugindo de exercícios como a praga, porque se pensa que há tempo de sobra para começar a se mover. A nova pesquisa mostra que o esporte pode trazer alguma esperança a todos aqueles que moveram um músculo em suas vidas, mas é necessário começar com evidências biológicas: o processo de desenvolvimento ósseo cresce da infância à adolescência. Então, a geração de massa óssea diminui até que o pico aos 30 anos seja adquirido. Posteriormente, apenas o tecido ósseo se forma naturalmente em caso de fratura. Portanto, todos os benefícios do exercício físico na densidade óssea ocorrem principalmente nas fases iniciais da vida.

Benefícios além dos músculos

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Birmingham e do King's College, em Londres, demonstraram, mais uma vez, que há um grande benefício para quem se exercita ao longo da vida. Os cientistas decidiram avaliar a saúde de adultos com mais de 55 anos que o fizeram para verificar se essa atividade atrasa o envelhecimento. Eles recrutaram 125 ciclistas amadores com idades entre 55 e 79 anos, dos quais 84 eram homens e 41 eram mulheres. Eles precisavam viajar 100 quilômetros em menos de 6,5 horas, enquanto as mulheres tinham que percorrer 60 em 5,5 horas. O estudo mostrou que a perda de massa muscular e força não ocorreu naqueles que se exercitavam regularmente.

Os ciclistas também não aumentaram seus níveis de gordura corporal e colesterol com a idade, e os níveis de testosterona dos homens também permaneceram altos, sugerindo que eles poderiam ter evitado a maioria dos sintomas da andropausa, que é a menopausa masculina. Mas o estudo também revelou que os benefícios do exercício se estendiam além dos músculos, porque os ciclistas também mostravam um sistema imunológico que também não parecia envelhecer. Um órgão chamado timo, que produz células imunes chamadas células T, começa a encolher após os 20 anos e produz menos células. No entanto, os golpes dos ciclistas estavam produzindo tantos quanto os de um jovem.

Mas o que realmente distingue pessoas ativas de pessoas sedentárias?

Provavelmente existem várias coisas, mas uma das mais importantes pode ser a motivação. "Muitas vezes, e especialmente em pessoas que não praticam esportes a vida toda, a falta de motivação ocorre porque eles não têm um programa de exercícios", explica Curto. Para todos os que estão um pouco perdidos, a recomendação, de acordo com a Sociedade Espanhola de Geriatria, é uma combinação de exercícios aeróbicos, treinamento de força, equilíbrio e flexibilidade.

Evidentemente, Eva Ferrer recomenda pedir ajuda para elaborar um plano de trabalho. "Você pode começar com um programa de exercícios e atividades em que o corpo trabalhe global e especificamente, faça exercícios aeróbicos (caminhada, natação, dança, ciclismo ...), o que ajudará a reduzir o risco do coração, doença , vascular e metabólica, combinada com a prática de exercícios da flexibilidade (alongamento), balanço (tai-CHI) e aquelas onde a força ea resistência (pesos) de trabalho com o objectivo de melhorar a saúde e músculo osso ". Não se trata de superar a preguiça, mas de investir em saúde para alcançar a aposentadoria da melhor maneira possível.


Por VERONICA PALOMO            Fonte: elpais.com/elpais/2019/09/26/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dente-de-Leão e o Viva a Velhice

  A belíssima lenda do  dente-de leão e seus significados Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza. A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas   as fadas   tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, elas foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão. Comentário do Blog: A beleza  do dente-de-leão está na sua simplicidade. No convívio perene com a natureza, no quase mistério sutil e mágico da sua multiplicação. Por isso e por muito mais  é que elegi o dente-de-leão  como símbolo ou marca do Viva a Velhice. Imagem  Ervanária Palmeira   O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à beira de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e

‘Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras’ – Manoel de Barros

  Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar, Laurent Witz, ‘Cogs’ conta a história de um mundo construído em um sistema mecanizado que favorece apenas alguns. Segue dois personagens cujas vidas parecem predeterminadas por este sistema e as circunstâncias em que nasceram. O filme foi feito para o lançamento internacional da AIME, uma organização de caridade em missão para criar um mundo mais justo, criando igualdade no sistema educacional. O curta-animação ‘Cogs’ conta a história de dois meninos que se encontram, literalmente, em faixas separadas e pré-determinadas em suas vidas, e o drama depende do esforço para libertar-se dessas limitações impostas. “Andar sobre trilhos pode ser bom ou mau. Quando uma economia anda sobre trilhos parece que é bom. Quando os seres humanos andam sobre trilhos é mau sinal, é sinal de desumanização, de que a decisão transitou do homem para a engrenagem que construiu. Este cenário distópico assombra a literatura e o cinema ocidentais. Que fazer?  A resp

Saber ouvir 2 - Escutatória Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade: A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...   E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. N

A velhice em poesia

Duas formas de ver a velhice. Você está convidado a "poetizar" por aqui . Sobre o tema que lhe agradar. Construiremos a várias mãos "o domingo com poesia". A Velhice Pede Desculpas - Cecília Meireles, in Poemas 1958   Tão velho estou como árvore no inverno, vulcão sufocado, pássaro sonolento. Tão velho estou, de pálpebras baixas, acostumado apenas ao som das músicas, à forma das letras. Fere-me a luz das lâmpadas, o grito frenético dos provisórios dias do mundo: Mas há um sol eterno, eterno e brando e uma voz que não me canso, muito longe, de ouvir. Desculpai-me esta face, que se fez resignada: já não é a minha, mas a do tempo, com seus muitos episódios. Desculpai-me não ser bem eu: mas um fantasma de tudo. Recebereis em mim muitos mil anos, é certo, com suas sombras, porém, suas intermináveis sombras. Desculpai-me viver ainda: que os destroços, mesmo os da maior glória, são na verdade só destroços, destroços. A velhice   - Olavo Bilac Olha estas velhas árvores, ma