Pular para o conteúdo principal

Exclusão cultural dos idosos


“Boa parte do que ocorre na velhice é resultado de coisas que aconteceram em etapas anteriores do ciclo de vida. A prática de atividades culturais pode não ter existido por problemas econômicos, deficiência cultural, falta de estudo ou dificuldade de acesso a bens e serviços da comunidade. Como a cultura e o lazer não fizeram parte do seu cotidiano, não houve uma educação para tal e isso não vai acontecer na velhice”.

Dados da pesquisa Cultura em SP, que em 2014 ouviu quase oito mil pessoas em 21 municípios paulistas, revelam que as pessoas com mais de 60 anos são as que menos realizam atividades culturais nas cidades analisadas. A baixa presença dos idosos na vida cultural paulista preocupa: por que um público em crescimento, com tempo de sobra para frequentar museus, cinemas e teatros, está majoritariamente ausente desses espaços?
Eles têm tempo para se envolver, paciência para ouvir, experiência para compreender e sabedoria para julgar. Em muitos aspectos, os idosos são o público dos sonhos de qualquer artista. No entanto, estão, em boa medida, excluídos da vida cultural do estado de São Paulo. Dados da pesquisa Cultura em SP, que em 2014 ouviu quase oito mil pessoas em 21 municípios paulistas, revelam que as pessoas com mais de 60 anos são as que menos realizam atividades culturais nas cidades analisadas.
O levantamento, idealizado pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte e realizado pelo Instituto Datafolha, mediu a frequência com que os entrevistados praticam 18 atividades culturais. Em 17 delas, os entrevistados com mais de 60 anos foram os que menos realizaram essas atividades nos 12 meses anteriores.

A exclusão cultural dos idosos fica ainda mais evidente quando se olha para o percentual de pessoas que disseram nunca ter realizado cada atividade. Enquanto apenas 5% dos entrevistados de 12 a 24 anos nunca entraram em uma sala de cinema, a proporção salta para 19% entre aqueles com mais de 60 anos. Se 12% dos jovens disseram nunca ter ido a bibliotecas, o percentual sobe para 38% entre os mais velhos. E, enquanto cerca de um quarto dos jovens ouvidos pela pesquisa (23%) nunca foi ao teatro, esse percentual é de quase metade (44%) dos idosos.
A baixa presença dos idosos na vida cultural paulista preocupa pois o Brasil é um país em rápido envelhecimento. O percentual de pessoas com mais de 60 anos passou de 4,4% da população em 1991 para 8,6% em 2000 e 11% em 2010, segundo dados dos censos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesses anos (as proporções no estado de São Paulo são quase iguais).
“O Brasil hoje é um país com uma população idosa. Segundo a ONU, uma população é considerada envelhecida quando atinge um percentual de 7% de idosos”, afirma o sociólogo, gerontólogo e epidemiólogo do envelhecimento Marcelo Antônio Salgado, autor do livro “Velhice, uma nova questão social” e ex-gerente de Estudos e Programas da Terceira Idade do Sesc São Paulo.
Por que, então, um público em crescimento, com tempo de sobra para frequentar museus, cinemas e teatros, está majoritariamente ausente desses espaços? Em primeiro lugar, por causa dos baixos níveis de renda e escolaridade. Os dados da pesquisa Cultura em SP mostram que a terceira idade é o grupo com os menores índices nesses dois quesitos entre todas as faixas etárias. E quanto menor a renda e a escolaridade do entrevistado, menos ele frequenta espaços culturais.
A renda apertada torna o consumo de cultura proibitivo, afirma Salgado: “Em todos os países com populações significativas de idosos, esse grupo compõe o segmento mais pobre da população. Isso acontece sobretudo no Brasil, onde a desvalorização da aposentadoria faz com que esse segmento caminhe constantemente para a pobreza. Mais de 70% dos idosos ganham de um a três salários mínimos e precisam fazer frente a todas as suas despesas com essa renda. Então, cultura passa a ser uma coisa quase inacessível. É utópico falar de cultura para esses aposentados”.
Velhos hábitos – A falta de dinheiro, no entanto, está longe de ser o único fator que afasta os idosos dos espaços culturais. A questão econômica foi apontada por menos de 15% dos entrevistados com mais de 60 anos como a principal barreira para não ir a cinemas, teatros, museus e exposições. O principal motivo, alegado por metade dos idosos entrevistados, foi falta de interesse ou de costume em frequentar esses espaços. Aliás, o grupo com mais de 60 anos foi o que demonstrou menor interesse por 17 das 18 atividades analisadas pela pesquisa.
Esse desinteresse, segundo Salgado, é decorrência de hábitos adquiridos ao longo da vida: “Boa parte do que ocorre na velhice é resultado de coisas que aconteceram em etapas anteriores do ciclo de vida. A prática de atividades culturais pode não ter existido por problemas econômicos, deficiência cultural, falta de estudo ou dificuldade de acesso a bens e serviços da comunidade. Como a cultura e o lazer não fizeram parte do seu cotidiano, não houve uma educação para tal e isso não vai acontecer na velhice”.
As diferenças de hábitos culturais entre jovens e idosos, portanto, podem ser reflexos das transformações pelas quais o Brasil passou nos últimos 50 anos, como o aumento do acesso à educação. Uma pessoa que completou 60 anos em 2014, por exemplo, entrou na escola por volta de 1960, quando apenas 49,3% das crianças de 7 a 14 anos frequentavam uma instituição de ensino, segundo dados do IBGE e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2000, esse percentual havia praticamente dobrado, chegando a 96,4%.
Leia o artigo na íntegra em:
*Essa é a segunda de um conjunto de reportagens sobre indicadores que Cultura e Mercado publicará nos próximos meses. A série vai se basear nos dados da pesquisa Cultura em SP, da consultoria JLeiva Cultura & Esporte.
 Fonte: http://www.portaldoenvelhecimento.com/consumo/item/3769-exclusao-cultural-dos-idosos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dente-de-Leão e o Viva a Velhice

  A belíssima lenda do  dente-de leão e seus significados Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza. A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas   as fadas   tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, elas foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão. Comentário do Blog: A beleza  do dente-de-leão está na sua simplicidade. No convívio perene com a natureza, no quase mistério sutil e mágico da sua multiplicação. Por isso e por muito mais  é que elegi o dente-de-leão  como símbolo ou marca do Viva a Velhice. Imagem  Ervanária Palmeira   O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à beira de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e

‘Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras’ – Manoel de Barros

  Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar, Laurent Witz, ‘Cogs’ conta a história de um mundo construído em um sistema mecanizado que favorece apenas alguns. Segue dois personagens cujas vidas parecem predeterminadas por este sistema e as circunstâncias em que nasceram. O filme foi feito para o lançamento internacional da AIME, uma organização de caridade em missão para criar um mundo mais justo, criando igualdade no sistema educacional. O curta-animação ‘Cogs’ conta a história de dois meninos que se encontram, literalmente, em faixas separadas e pré-determinadas em suas vidas, e o drama depende do esforço para libertar-se dessas limitações impostas. “Andar sobre trilhos pode ser bom ou mau. Quando uma economia anda sobre trilhos parece que é bom. Quando os seres humanos andam sobre trilhos é mau sinal, é sinal de desumanização, de que a decisão transitou do homem para a engrenagem que construiu. Este cenário distópico assombra a literatura e o cinema ocidentais. Que fazer?  A resp

Boas notícias para pessoas sedentárias

Depois dos 50, também é possível entrar em forma. Um estudo garante que a atividade física, mesmo após meio século de idade, seja um bom investimento para a aposentadoria 31% da população que se declara abertamente sedentária (de acordo com o estudo The World Burden of Diseases, publicado na  revista The Lancet)  e que, em meados dos anos 50, não pratica  exercícios físicos,  terá interesse em saber que, segundo  novas pesquisas,  Ainda é hora de evitar a degeneração muscular e óssea que pode fazer de você um homem velho antes do tempo. O estudo, realizado em conjunto por 5 universidades, comparou a função muscular, a densidade mineral óssea (a quantidade de cálcio e outros minerais presentes em uma área do osso) e a composição corporal de idosos que praticaram esportes em todo o mundo. sua idade adulta com aqueles que começaram tarde, especificamente após 50 anos. O objetivo era determinar se o fato de ter começado a treinar tão tarde impede atingir o nível de desempenho atlético e as

Saber ouvir 2 - Escutatória Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade: A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...   E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. N

Poesia

De Mario Quintana.... mulheres. Aos 3 anos: Ela olha pra si mesma e vê uma rainha. Aos 8 anos: Ela olha para si e vê Cinderela.   Aos 15 anos: Ela olha e vê uma freira horrorosa.   Aos 20 anos: Ela olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, decide sair mas, vai sofrendo.   Aos 30 anos: Ela olha pra si mesma e vê muito gorda, muito magra, muito alta, muitobaixa, muito liso muito encaracolado, mas decide que agora não tem tempo pra consertar então vai sair assim mesmo.   Aos 40 anos: Ela se olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, mas diz: pelo menos eu sou uma boa pessoa e sai mesmo assim.   Aos 50 anos: Ela olha pra si mesma e se vê como é. Sai e vai pra onde ela bem entender.   Aos 60 anos: Ela se olha e lembra de todas as pessoas que não podem mais se olhar no espelho. Sai de casa e conquista o mundo.   Aos 70 anos: Ela olha para si e vê sabedoria, ri