Pular para o conteúdo principal

Anna Variani, 1910 - 2009

Dona Anna Variani, dirige aos 98 anos um Fusca 74 e trabalha voluntariamente em dois lugares: Sociedade Beneficente Santo Antônio e, no Lar do Ancião em Bento Gonçalves/RS.


Comentário do Blog: Acredito que cometeria um erro se deixasse de registrar, aqui no Blog, esta entrevista, veiculada no Programa do Jô com Dona Anna Variani em 2008. Pois Dona Anna foi a imagem, o exemplo, a vida que eu gostaria que você visse, sentisse e percebesse como mensagem explícita ou nas entrelinhas de cada um dos artigos aqui postados! Viva a Velhice! Vivamos a Velhice!  Em 2008 ela partcipou do Programa do Jô e da Ana Maria Braga. O Programa começou assim:





Ela é uma senhora encantadora, adorável e que se dedica a ajudar os outros. São 45 anos de assistência social.  A Dona Anna Variani usa o carro para ir quase todo dia para o Lar do Ancião de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Mas a Dona Anna não mora no local, ela trabalha como voluntária, é a vice-presidente do lar, onde hoje vivem 60 idosos e 59 são mais novos do que Dona Anna.




Anna Variani reside na cidade serrana de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul (RS). Em 15 de Novembro de 1910 nasceu em Solagna, fronteira com Bassano del Grappa, um comuna italiana da região do Vêneto. Da Itália, ela imigrou para o Brasil com a família durante a Primeira Guerra Mundial.


Os quase 100 anos de vida reduziram alguns centímetros de dona Anna, hoje com menos de 1m50 de altura, apenas 35 quilos e ainda com grande disposição. Na hora do almoço, ela dá de comer às velhinhas do asilo que têm mais dificuldade.


A questão agora é tentar convencê-la a ficar longe do volante. "Eu gosto de dirigir. Não tenho medo, porque quando as coisas têm que acontecer, elas acontecem", diz dona Anna Variani. "Tem um motorista que já foi contratado, motorista do Lar do Ancião e que vai conduzi-la por muitos anos ainda no próprio fusca, só que ela no banco do carona", diz Edir Variani, filho de Dona Anna.
"Mas é o último prazer que eu tenho na minha vida é o fusca", lamenta Dona Anna.
"Mas eu não vou lhe tirar o prazer, mãe. A senhora continua com o fusquinha, só que no banco do carona. Eu quero o bem para a senhora", finaliza Edir.


E quantos são os acontecimentos na vida de quem beira os 100 anos. Dona Anna conduz com pulso firme e com a cautela de quem conhece os perigos do caminho, nas curvas da Serra Gaúcha. Ela aceita as limitações impostas pela idade: só pode dirigir com óculos, aparelho auditivo e nunca depois do pôr-do-sol.


Veja o programa aqui: https://globoplay.globo.com/v/2846715/



Anna Variani, 98 anos, morreu numa tarde de domingo (08/11/2009)  em Bento Gonçalves.  estava internada desde 28 de outubro no Hospital Tacchini. Conforme um dos filhos dela, o advogado Edir Variani, 72, a mãe estava com a saúde debilitada por causa da idade e teve complicações respiratórias. Além do filho, ela deixa sete netos e nove bisnetos. No próximo domingo, dia 15, Anna completaria 99 anos.



— Eu tenho a melhor das lembranças da minha mãe. Ela viveu intensamente e alcançou todos os objetivos da vida dela com os filhos, os netos e trabalhando para o bem-estar da sociedade — afirma Edir.
Ficou famosa em 2005, após ser descoberta por uma equipe do Globo Repórter dirigindo seu Fusca laranja ano 1974. Por causa disso, ela participou dos programas do Jô Soares, em 2008, e da Ana Maria Braga, na Globo. No ano passado, renovou a carteira de habilitação, aos 97 anos, mas parou de dirigir a pedido dos familiares.


Comentários

  1. Beneficiente não!!! BENEFICENTE é o correto.

    ResponderExcluir
  2. Sergio Baptista, boa tarde.
    Que bom ter você aqui no Viva a Velhice.
    Muitíssimo agradecida pela observação. Fiz a devida correção, mesmo não sendo meu o texto.
    Percorri o caminho de retorno, isto é, a Fonte é lá está o erro.
    Volte sempre, aguardo suas contribuições e sugestões, também, sobre o tema do Blog.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Dente-de-Leão e o Viva a Velhice

  A belíssima lenda do  dente-de leão e seus significados Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza. A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas   as fadas   tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, elas foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão. Comentário do Blog: A beleza  do dente-de-leão está na sua simplicidade. No convívio perene com a natureza, no quase mistério sutil e mágico da sua multiplicação. Por isso e por muito mais  é que elegi o dente-de-leão  como símbolo ou marca do Viva a Velhice. Imagem  Ervanária Palmeira   O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à beira de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e

‘Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras’ – Manoel de Barros

  Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar, Laurent Witz, ‘Cogs’ conta a história de um mundo construído em um sistema mecanizado que favorece apenas alguns. Segue dois personagens cujas vidas parecem predeterminadas por este sistema e as circunstâncias em que nasceram. O filme foi feito para o lançamento internacional da AIME, uma organização de caridade em missão para criar um mundo mais justo, criando igualdade no sistema educacional. O curta-animação ‘Cogs’ conta a história de dois meninos que se encontram, literalmente, em faixas separadas e pré-determinadas em suas vidas, e o drama depende do esforço para libertar-se dessas limitações impostas. “Andar sobre trilhos pode ser bom ou mau. Quando uma economia anda sobre trilhos parece que é bom. Quando os seres humanos andam sobre trilhos é mau sinal, é sinal de desumanização, de que a decisão transitou do homem para a engrenagem que construiu. Este cenário distópico assombra a literatura e o cinema ocidentais. Que fazer?  A resp

Boas notícias para pessoas sedentárias

Depois dos 50, também é possível entrar em forma. Um estudo garante que a atividade física, mesmo após meio século de idade, seja um bom investimento para a aposentadoria 31% da população que se declara abertamente sedentária (de acordo com o estudo The World Burden of Diseases, publicado na  revista The Lancet)  e que, em meados dos anos 50, não pratica  exercícios físicos,  terá interesse em saber que, segundo  novas pesquisas,  Ainda é hora de evitar a degeneração muscular e óssea que pode fazer de você um homem velho antes do tempo. O estudo, realizado em conjunto por 5 universidades, comparou a função muscular, a densidade mineral óssea (a quantidade de cálcio e outros minerais presentes em uma área do osso) e a composição corporal de idosos que praticaram esportes em todo o mundo. sua idade adulta com aqueles que começaram tarde, especificamente após 50 anos. O objetivo era determinar se o fato de ter começado a treinar tão tarde impede atingir o nível de desempenho atlético e as

Saber ouvir 2 - Escutatória Rubem Alves

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil. Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de ideias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade: A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...   E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. N

A velhice em poesia

Duas formas de ver a velhice. Você está convidado a "poetizar" por aqui . Sobre o tema que lhe agradar. Construiremos a várias mãos "o domingo com poesia". A Velhice Pede Desculpas - Cecília Meireles, in Poemas 1958   Tão velho estou como árvore no inverno, vulcão sufocado, pássaro sonolento. Tão velho estou, de pálpebras baixas, acostumado apenas ao som das músicas, à forma das letras. Fere-me a luz das lâmpadas, o grito frenético dos provisórios dias do mundo: Mas há um sol eterno, eterno e brando e uma voz que não me canso, muito longe, de ouvir. Desculpai-me esta face, que se fez resignada: já não é a minha, mas a do tempo, com seus muitos episódios. Desculpai-me não ser bem eu: mas um fantasma de tudo. Recebereis em mim muitos mil anos, é certo, com suas sombras, porém, suas intermináveis sombras. Desculpai-me viver ainda: que os destroços, mesmo os da maior glória, são na verdade só destroços, destroços. A velhice   - Olavo Bilac Olha estas velhas árvores, ma